X

NOTÍCIA

FAHOR recepciona professores refletindo sobre as competências para o século XXI

Publicada em: 08/02/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

A Semana Pedagógica da FAHOR iniciou com a recepção dos professores que vão trabalhar nos cursos de graduação no 1º semestre de 2018. Com o maior número de cursos de sua história, a FAHOR recebe neste ano as primeiras turmas de Gestão Financeira e Engenharia Ambiental. Dessa forma, o grupo de professores vai tomando forma de acordo com as demandas da grade curricular de cada um.

A FAHOR promoveu durante toda a semana diversos encontros entre os professores, sendo que na segunda-feira, 5, o primeiro momento serviu para apresentação e integração entre os colegas professores e uma reflexão sobre as tendências do ensino. A professora e mestre em História Claudia Mara Sganzerla, apresentou as competências do século XXI relacionadas à Taxonomia de Bloom e metodologias ativas e as experiências realizadas em outras instituições. A Taxonomia consiste em uma estrutura de organização hierárquica dos objetivos educacionais, que segue uma classificação que dividiu as oportunidades de aprendizagem em três domínios principais: cognitivo, afetivo, e psicomotor. Cada um destes domínios envolve diversos níveis de profundidade de aprendizagem, por este motivo a classificação de Bloom é considerada uma hierarquia. Durante a tarde foi realizado um trabalho para revisão das estruturas dos cursos e projeto pedagógico institucional, com direção e coordenadores de cursos e núcleos e a noite um trabalho focado nas práticas docentes, com todo o corpo docente da FAHOR, ambos os momentos foram conduzidos pela prof. Claudia.

Claudia, que tem experiência na formação de professores há vários anos e também acompanha a implantação destas metodologias em outras instituições como a UCS destacou a necessidade do professor estar atento ao novo perfil de estudante e dos interesses dos jovens para que o aprendizado tenha bons resultados. Já no processo pedagógico, o uso das tecnologias, da sala de aula invertida e a promoção do estudante como protagonista para que ele seja um cidadão reflexivo e não repetitivo, são algumas orientações da professora.

A Semana Pedagógica da FAHOR teve sequencia na terça-feira com a reunião do Colegiado Administrativo, a tarde, e reunião geral de professores a noite. Na quarta e quinta-feira houveram reunião dos professores divididos pelos cursos de graduação e focada a discussão na identidade e estrutura dos cursos. Na sexta-feira são realizados encontros sobre relacionamento e desenvolvimento de liderança a tarde e palestra sobre “Realizando sonhos e transformando vidas” a noite, finalizando com uma confraternização entre os colaboradores do CFJL e FAHOR.

Busca

Newsletter

Aniversários