X

NOTÍCIA

Conceitos fundamentais são discutidos em aula de Física I

Publicada em: 02/03/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

Depois de nivelar o conhecimento em matemática, os alunos ingressantes partem agora para o foco das disciplinas básicas do 1º semestre. Uma delas é a Física I, onde são apresentados conceitos fundamentais para dar o embasamento para os futuros engenheiros.

Com a orientação do professor e Doutor em Física, Geovane Webler, a turma composta é composta, em sua maioria, por estudantes da Engenharia Ambiental, mas há, também, estudantes da Mecânica e Produção.

“O conteúdo trabalhado foi o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Além disso, como introdução, foram discutidos conceitos fundamentais da Física I, que são: referencial, posição, deslocamento e velocidade. Estes conceitos são fundamentais não somente para o estudo da Física I mas, também, em diversas outras disciplinas, já que em qualquer sistema mecânico as variáveis acima citadas são importantes”, esclarece o professor.

Para a atividade foram utilizados equipamentos que fazem parte do moderno laboratório de Física da FAHOR. O equipamento principal para a atividade foi o trilho de ar linear. Além dele foram utilizados equipamentos auxiliares como: multicronômetros digitais, disparadores e sensores fotoelétricos.

Após a parte prática da aula, os alunos foram instruídos a fazer um relatório para descrever detalhadamente a atividade realizada. “O relatório deve conter itens como: objetivos da atividade, uma breve revisão teórica, metodologia, resultados/discussão, conclusão e referencial bibliográfico. Assim, os estudantes se habituam, já no primeiro semestre do curso, a escrever relatórios. Isto é, também, um importante exercício para as demais disciplinas que irão cursar durante a graduação”, explicou.