X

NOTÍCIA

Teatro do CFJL relembra as brasileiras que contribuíram na luta por igualdade

Publicada em: 09/03/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

A apresentação foi realizada para os estudantes da Unidade Campus e Unidade Centro da FAHOR.

Hebe Camargo estreou o primeiro programa feminino da televisão brasileira, na década de 50, com “O Mundo é das Mulheres”. Roberta Close foi a primeira modelo trans a posar nua para a edição brasileira da revista Playboy, em 1984. A cirurgia de readequação de gênero ocorreu em 1989, em Londres e a mudança de seu nome nos seus documentos, apenas em 2005.

Maria da Penha lutou por 19 anos para que seu agressor viesse a ser condenado. Em 1983, seu marido tentou matá-la duas vezes. Na primeira vez atirou simulando um assalto, na segunda tentou eletrocutá-la enquanto ela tomava banho. Por conta das agressões sofridas, Penha ficou paraplégica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a lei que leva seu nome: a Lei Maria da Penha, importante ferramenta legislativa no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres no Brasil.

Maria Quitéria foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Foi a primeira mulher a ser reconhecida por assentar praça numa unidade militar das Forças Armadas Brasileiras e a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil, em 1823.

A artista e cantora Carmem Miranda teve uma das maiores projeções internacionais na sua carreira artística, que transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Suas apresentações fizeram grandes avanços na popularização da música brasileira, ao mesmo tempo, abriu o caminho para o aumento da consciência de toda a cultura Latina.

Essas e outras mulheres foram lembradas na apresentação dos grupos de Teatro Eis a Questão I e II, do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, na noite de 8 de março, na Unidade Centro e Unidade Campus da Faculdade Horizontina. Foi uma apresentação cheia de sentimentos, inspiração, crítica e otimismo, que emocionou os presentes com frases marcantes e com o destaque de 20 mulheres brasileiras que marcaram de alguma maneira a história.

Confira o álbum completo: http://bit.ly/2GbysCI