X

NOTÍCIA

Pesquisadores da FAHOR participarão de Audiência sobre Biodigestores em Lajeado

Publicada em: 19/03/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

O grupo de trabalho que está debatendo a Matriz Produtiva dos Biodigestores, do qual a FAHOR faz parte, continua realizando encontros, com o objetivo de reunir e apresentar os avanços do projeto, que tem o auxílio de Instituições de Ensino Superior, agricultores, técnicos do setor e lideranças de entidades.

No dia 26 de março de 2018, uma nova Audiência está agendada na Univates, de Lajeado, cujo objetivo é o de traçar estratégias setoriais de implantação da tecnologia.

Um biodigestor é uma central de tecnologia que acelera a decomposição de matéria orgânica. Desse modo pode servir como unidade de tratamento de resíduos orgânicos. O processo resulta em biogás e biofertilizantes. O biogás pode ser utilizado para geração de energia e o biofertilizante é excelente para preparação do solo para a agricultura.

Na Alemanha muitos investidores perceberam a grande oportunidade de negócios com biodigestores. O país já tem muitos biodigestores comerciais em operação e a tendência é de que o Rio Grande do Sul, por sua característica agropecuária, desenvolva oportunidades como essa.