X

NOTÍCIA

Dia Mundial da Água: não há mais tempo

Publicada em: 21/03/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

Em 22 de março de 1992 foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre o consumo consciente e racional deste recurso natural, que é fundamental para a sobrevivência humana e dos ecossistemas do planeta, além de seu valor econômico, ambiental e social.

A água é uma grande preocupação nos dias atuais. Estima-se que apenas 0,77% de toda a água do planeta está disponível para consumo humano e, encontra-se em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Também é importante lembrar que a distribuição deste recurso é muito desigual em todo o planeta, assim, existem regiões onde a água se tornou um recurso escasso e muito valioso.

Nenhuma questão hoje é mais importante do que a da água. Ela é indispensável à sobrevivência de toda a cadeia da vida e, consequentemente, do futuro da humanidade. Por isso, preservar os cursos de água e usá-la de forma sustentável e consciente deve ser a grande preocupação de uma sociedade responsável. Tanto pela qualidade de vida hoje, quanto para a sobrevivência das gerações futuras, é preciso recuperar rios poluídos, incentivar a educação ambiental e o uso consciente da água.

Não é necessário muito esforço para elencar vários atentados contra a água. Além da escassez, é preciso enfrentar outros problemas, como a poluição de rios, lagos e lençóis subterrâneos, de onde é retirada a água para consumo humano. A compactação e a impermeabilização dos solos em áreas agrícolas, mas principalmente nas grandes cidades, faz com que a água da chuva não penetre no solo, causando inundações.

É neste cenário que o Engenheiro Ambiental surge como um profissional cada vez mais importante, buscando soluções para gerenciar os recursos hídricos de maneira consciente e sustentável, visando a preservação e a sustentabilidade dos recursos naturais. Se essa ajuda não começar agora, as próximas gerações pagarão uma conta que é de todos, e que já está começando a ser cobrada. Cuidar da água é cuidar de nós.

É possível dizer que o Dia Mundial da Água é um dia importante para o meio ambiente, é um dia importante para a vida... Vida de seres humanos, animais, plantas e dentro deste contexto a vida de todo o planeta. É visível, todos os dias, demonstrações de total desleixo com o bem mais precioso, talvez mais que o ar que respiramos. É preciso ouvir o grito que ecoa das águas pedindo socorro... Todos podem ver os rios completamente contaminados e praticamente mortos pela ação humana. Isso deve acabar agora, não há mais tempo. Muitas pessoas ainda não entenderam que não é o planeta que precisa de ajuda, são as pessoas que precisam ajudar o planeta para diretamente ajudarem a si mesmas.

Engenharia Ambiental FAHOR- 1º semestre/2018