X

NOTÍCIA

FAHOR conta com novo Laboratório de Automação Industrial

Publicada em: 23/03/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

Já está sendo utilizado pelos estudantes da Faculdade Horizontina, o novo Laboratório de Automação Industrial. Localizado no Centro de Tecnologia, a estrutura foi montada na sala que antes abrigava a biblioteca. O investimento em equipamentos como CLPs, bancada de pneumática e bancadas de eletricidade industrial ultrapassou R$ 120 mil.

O laboratório será utilizado no curso de Engenharia de Controle e Automação, para as seguintes disciplinas: Sistemas de Automação Industrial (disciplina também do curso de Engenharia de Produção), Sistemas de Automação Industrial Avançado, Sistemas Pneumáticos para Automação Industrial, Acionamentos Elétricos para Automação, Controladores Lógicos Programáveis e Sistemas Supervisórios. O curso de Engenharia Mecânica irá utilizar a estrutura para a disciplina de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos.

O coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, Cristiano Rosa dos Santos afirma que são visíveis mudanças em sala de aula e também na prestação de serviços. “O laboratório pode oportunizar trabalhos em parceria com outras empresas e oferecer serviços de automação industrial às indústrias da região, além de pesquisas no agronegócio”, relata o professor.

O estudante Claudinei Stiegelmaier, do 8º semestre de Engenharia de Controle e Automação relata a importância de ter um laboratório com equipamentos que simulam de maneira real o que foi aprendido. “Este laboratório, onde tenho a disciplina de Sistemas de Automação Industrial Avançado, atende todas as necessidades para poder compreender e interagir de forma eficiente com o equipamento, sendo possível analisar os resultados obtidos de forma prática e visual. Desta forma, o laboratório se torna algo fundamental para a aprendizagem, com algo similar para que os acadêmicos tenham noção de funcionalidades e possíveis aplicações de que se trata a Automação Industrial”, afirma Claudinei.