X

NOTÍCIA

Estudantes da FAHOR realizam Avaliação Sensorial

Publicada em: 26/03/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

Na última semana, as estudantes de Engenharia de Alimentos, Andressa Widz e Deisy Gerhardt realizaram uma Avaliação Sensorial de Embutidos, do tipo mortadela e salame, que será utilizada para a produção de um artigo científico. Outra parte do trabalho, voltada à estatística, será trabalhada pela acadêmica do curso de Engenharia Ambiental, Jaqueline Ullrich.

O objetivo da atividade foi obter dados que serão tratados na disciplina de Estatística, com orientação da professora Cristine Hann e auxílio da professora e Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos, Claudia Verdum Viegas. Para isso, as estudantes contaram com o auxílio de 30 degustadores, que participaram de maneira voluntária. Foram avaliados atributos como cor, sabor, aroma e textura dos produtos, por meio da utilização de uma escala, que variou de “Gostei Muitíssimo” a “Desgostei Muitíssimo”.

O artigo com o resultado do estudo será submetido para participação no SIEF 2018. O Seminário de Inovação e Empreendedorismo e a Semana Internacional de Engenharia e Economia FAHOR será realizado de 4 a 6 de junho e aceita inscrições de artigo e pôster até o dia 5 de maio. O resultado da pesquisa também será repassado ao fabricante dos produtos, que poderá avaliar a formulação e aceitação dos embutidos.

A professora Cláudia relata que a Análise Sensorial é uma disciplina que os estudantes de Engenharia de Alimentos terão no 9º semestre, e que é uma importante ferramenta de avaliação a ser trabalhada pelos acadêmicos e empresas. “A Análise Sensorial é uma das ferramentas que as indústrias, agroindústrias e fabricantes artesanais de alimentos podem utilizar para avaliarem seus produtos antes do lançamento no mercado, ou as possíveis modificações organolépticas que podem sofrer devido a mudanças nas formulações ou processos”, explica a professora.