X

NOTÍCIA

Exposição Fotográfica marca Semana dos Povos Indígenas na FAHOR

Publicada em: 17/04/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

Em meio a um mundo dominado pelas culturas não indígenas, o povo Guarani consegue manter vivo e forte um mundo próprio ao qual poucos têm acesso, além deles mesmos.

Nesse sentido, a Semana dos Povos Indígenas 2018 na FAHOR traz alguns aspectos culturais desses povos em forma de Exposição Fotográfica e músicas que podem ser ouvidas enquanto se observam as fotos.

No Campus, a exposição estará disponível  no hall do Prédio Administrativo, até quarta-feira, dia 18. A partir do dia 19, estará na Unidade Centro até segunda-feira, dia 23.

As fotografias e o material desenvolvido para esse tema é produzido pelo Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin) que é um órgão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O material chegou no CFJL/FAHOR por meio do trabalho realizado na Pastoral Universitária e Escolar, com apoio do professor e catequista, Cláudio Becker.

O material desenvolvido pelo Comin é resultado de um diálogo intercultural: ele junta as falas de pessoas anciãs e jovens Guarani com o desafio de registrar e fazer entender um modo de ser fundamentalmente oral, no papel. Papel, que, como contam, não é parte da cultura Guarani. “Nós explicamos a nossa cultura, nós falamos porque a fala fica na cabeça, nossa memória é nosso livro. Nhanderu colocou as palavras nos corpos e não no papel. Por isso precisa ser lembrada. Nhanderu criou o papel para vocês, para nós, é o corpo”, diz cacique Mariano.

A oralidade se mantém por meio de pequenos vídeos, com as falas das pessoas das comunidades, que ampliam o conhecimento presente nos livros e fotografias. Acesse: http://comin.org.br/publicacoes/interna/id/107