X

NOTÍCIA

Estudantes de Engenharia de Produção da FAHOR analisam processos em empresas da região

Publicada em: 22/06/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

Estudantes da Engenharia de Produção da FAHOR desenvolveram um trabalho de pesquisa na disciplina de "organização dos processos de trabalho" e foram além da sala de aula, aplicando o conhecimento em empresas de diversos setores, situadas na região.

De acordo com o professor, Sirnei Kach, os estudantes desenvolveram o VSM (Value Stream Mapping/mapeamento do fluxo de valor), que é uma atividade que utiliza metodologias de análise e definição de processos observando como ocorrem suas atividades e propondo melhorias para redução de custos, desperdícios e aumento da agregação de valor.

“Na atividade de aplicação do VSM, é necessário considerar todas as movimentações (que agregam e não agregam valor), desperdícios, retrabalhos, questões ergonômicas e de segurança que podem retardar o processo de manufatura. De um modo geral é criado um mapa atual, representando todas as características do processo e com base nisso, se propõe uma mapa futuro com melhorias. Esta proposta de melhoria deve mensurar ganhos das mais diferentes formas para que os custos do processo sejam minimizados e com isso, consolidação mais efetiva do negócio”, explicou Sirnei.

Os trabalhos foram aplicados nas seguintes empresas da região: Dalcin Transportes, John Deere, Mercado São Luis de Dr. Mauricio Cardoso representado pela Sra. Rosa, Metalúrgica Jama, de Santa Rosa, representada pelo gestor Tiago e Agroindústria Cella, de Tucunduva, representada pela proprietária Taísa, que proporcionou uma degustação de queijos.

“A aplicação prática dos conceitos de organização dos processos de manufatura são facilitadores do aprendizado e fazem com que muitas dúvidas sejam minimizadas pelos estudantes”, comentou Sirnei.