X

NOTÍCIA

Curso de Boas Práticas contribui para a qualidade dos alimentos destinados ao consumidor

Publicada em: 27/06/2018 | Assessoria de Comunicação FAHOR

O Curso de Boas Práticas na manipulação de alimentos, visa a melhoria do padrão de qualidade e atendimento a legislação sanitária vigente, a exemplo da Resolução ANVISA 275/2002, RDC 216/2004 e Portaria CVS 05/2013.

Promovido pela Engenharia de Alimentos da FAHOR, o Curso de Qualificação em Boas Práticas reúne profissionais que já atuam na indústria de alimentos e restaurantes, bem como estudantes.

Para a estudante Deisy Mari Gerhardt o curso proporciona conhecimentos específicos numa importante área de atuação profissional, traz um diferencial no currículo acadêmico e estimulou um olhar diferenciado dela, como consumidora. “A gente aprendeu muito! Percebemos no curso a importância das normas sanitárias serem seguidas pelas indústrias e estabelecimentos em que são manipulados os alimentos. Depois desse curso tenho outro olhar e outro comportamento ao adquirir produtos alimentícios e percebo o quanto isso é importante no nosso dia a dia como consumidora também”, comentou.

O Curso é ministrado por professoras da Engenharia de Alimentos da FAHOR, com grande experiência em suas áreas de atuação. A professora Cláudia Verdum Viegas coordena o curso e é mestre em Microbiologia de Alimentos; a professora Djenifer Kipper é Engenheira de Alimentos e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e a Nutricionista Thaís Fontoura Pinheiro é mestre em Engenharia de Alimentos.

Entre os temas apresentados no curso estão, a microbiologia e a manipulação higiênica dos alimentos, as Boas Práticas, os Procedimentos Operacionais Padronizados e Garantia da Qualidade. O Curso é realizado em módulos de 8, 16 e 20 horas, de acordo com a necessidade do participante. Quem já fez o curso completo, pode fazer uma reciclagem, de 8 horas; se trabalha com serviço de alimentos pode cursar o módulo de 16 horas e quem trabalha na indústria de alimentos precisa fazer os módulos que completam 20 horas.