A FAHOR - Faculdade Horizontina tem sede em Horizontina, Rio Grande do Sul (BR) e é mantida pela ISAEC - Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura, que é uma entidade comunitária, filantrópica e educacional sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pelo Governo Federal pelo Decreto nº 79.185, de 03/10/72, publicado no Diário Oficial da União de 04/10/72. A ISAEC mantém estreito relacionamento com a IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, que tem sede em Porto Alegre, RS.

O ensino superior era um anseio antigo da comunidade de Horizontina e região, sendo que o projeto de criação da FAHOR apoiado pela Administração Municipal, empresas locais, e entidades regionais foi coordenado pela Direção do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann - CFJL, escola comunitária, já mantida pela ISAC em Horizontina, com atuação desde 1929. O projeto se deu num contexto de ampla discussão e participação de professores e comunidade regional, culminando em 24 de julho de 2001 com a publicação no Diário Oficial da União, do credenciamento pelo MEC - Ministério da Educação, da Faculdade Horizontina - FAHOR e autorização de funcionamento do primeiro curso, de Engenharia Mecânica – ênfase em Máquinas Agrícolas, com cinquenta vagas anuais, tendo em seu início utilizado as instalações do CFJL para o funcionamento.

A partir de 2003 a FAHOR iniciou o projeto de implantação do campus Arnoldo Schneider, inaugurado em 2006, estruturado numa área de aproximadamente 32 hectares, onde se localizam os prédios de sala de aula e de laboratórios, além das demais dependências administrativas, biblioteca, ambientes de convivência e de apoio necessários para o bom funcionamento da Instituição, trabalho dos docentes e técnicos e estudos da comunidade acadêmica e participantes dos cursos e demais atividades. 

O primeiro espaço construído, hoje é conhecido como Centro de Tecnologia (CT) que abriga parte dos laboratórios e salas de treinamentos em parceria com empresas. Este espaço foi inaugurado em fevereiro de 2006.

Na sequência foram construídos os prédios EP (inaugurado em fevereiro de 2008) e EM (inaugurado em 2012), ambos no formato da Rosa de Lutero e que ficam à direita e à esquerda do CT. Suas salas são estruturadas em forma de auditório, com design moderno e mantendo os aspectos que lembram a educação cristã e os símbolos da Rosa de Lutero. Uma parte da invejável infraestrutura do campus da FAHOR tem sido possível graças a captação de recursos em editais públicos, parcerias com empresas e outras entidades.

No ano de 2017 junto às comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana, e dos 16 anos da FAHOR foi inaugurado um novo prédio, que abriga desde então, o Centro Administrativo, Biblioteca, Auditórios, Diretório Acadêmico, dentre outros. O prédio construído com recursos próprios foi planejado e executado sob os preceitos dos "prédios verdes" (green building), considerando baixo consumo de energia para climatização, devido ao isolamento térmico de paredes e telhado, bem como do sistema de climatização, além do aproveitamento da água da chuva, da luz natural, incluindo uma visão luxuosa do pôr do sol.

Na graduação a FAHOR oferece o Bacharelado em Engenharia Mecânica, desde 2002, Bacharelado em Engenharia de Produção e Bacharelado em Ciências Econômicas, desde 2005, Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, desde 2014, Bacharelado em Engenharia Química, desde 2016, Bacharelado em Engenharia Ambiental  e Sanitária, desde 2017), e Tecnólogo em Gestão Financeira, desde 2017. Na pós-graduação, a FAHOR oferece cursos lato-sensu em nível de especialização e MBAs abertos ao público e in company para empresas e entidades parceiras.

Uma das marcas mais importantes da FAHOR é o incentivo à inovação e ao empreendedorismo, com ações curriculares, dentro das disciplinas, além de ações extracurriculares com o SIEF - Seminário de Inovação, Empreendedorismo, Engenharia e Economia, pioneiro nestes temas, e a incubadora de startups Horizonte Ambiente Empreendedor. Um dos destaques da FAHOR é a internacionalização, com um grande número de convênios de cooperação internacional, incluindo oportunidades ricas para intercâmbio internacional discente e docente.

Outra marca da FAHOR é a proximidade com o mundo do trabalho, mantendo aproximadamente 300 convênios de cooperação, que oportunizam estágios remunerados para os estudantes, vagas de emprego para estudantes e egressos, participação em projetos de novos produtos, e processos, dentre outros. Dentre os convênios com o mundo corporativos mais importantes destacam-se os MBAs em Gestão de Cooperativas de Crédito, in company para várias cooperativas e o Centro Regional de Treinamento John Deere FAHOR, com treinamentos práticos para a rede de concessionários e clientes John Deere, do sul do Brasil e hispano américa.    

historia predio CT

historia predio EM

historia prédio EP

Campus 20180720