Não é de hoje que os especialistas destacam o impacto do cenário econômico no consumo e, com o avanço digital, o modo como as pessoas se comportam, ou seja, suas preferências, o modo como compram e o que as fazem escolher por um ou outro produto ou serviço, muda constantemente. 

Os hábitos dos consumidores, dos compradores e dos usuários de produtos e serviços impactam na economia e vice-versa. Por isso, a aula de Microeconomia 1, ministrada pelo professor Márcio Kalkmann, trouxe duas convidadas da área da Psicologia, para entender melhor esses impactos. 

As psicólogas Cassiele Pauli e Aline de Atayde Vernier  foram convidadas a contribuir com suas experiências profissionais, oportunizando uma atividade diferenciada na sala de aula.  Inúmeros pontos foram abordados, entres os que se destacam: Consumismo x Consumo. A problemática moderna em torno da falta de autocontrole no momento das escolhas do consumidor; Diferenças e preferências de consumo e consumismo por idade, gênero e nível de renda; as percepções da Psicologia referente aos desafios da gestão de pessoas em ambientes modernos e dinâmicos e de que forma o bem- estar no trabalho e flexibilização dos horários impactam na produtividade, e ainda, a conexão entre marketing e consumo.

Para o estudante Daniel Kubitz, a psicologia pode ser um forte aliado na hora de tomar decisões. “Seja numa empresa ou apenas para auxiliar um consumidor, esse conhecimento ajuda a conhecer sua potencialidade, objetivos e o ajuda a não agir compulsivamente devido a pressão que se vive hoje em dia. Também a psicologia pode designar maneiras de levar uma vida mais leve e obter maior produtividade, com análises do ambiente de trabalho, motivações, convívio social, etc”, destacou.

Para Diego Barth, o que se destacou na fala das convidadas é que as empresas que dão atenção para os colaboradores, ajudam a  melhorar  a qualidade de vida, fazendo assim com que seu rendimento aumente de forma automática. “Uma pessoa com problemas financeiros tem mais chances de ter problemas em casa, e consequentemente não rende em seu trabalho”, confirma o estudante.

Também participaram da discussão a turma da disciplina de  Formação Econômica do Brasil, com o professor Gilson Amaral, o qual entregou, juntamente com a representante do DAFH, Bruna Ruchel, um mimo para as psicólogas convidadas.

n2257 2

n2257 1