O mundo, a sociedade, os negócios, os produtos e as empresas estão em constante mudança. E para que as mudanças tragam os melhores resultados, também precisam ser planejadas.  Para que os negócios e empresas evoluam de forma assertiva, um planejamento estratégico é fundamental.

No MBA em Gerenciamento de Projetos, o administrador Benísio Rodrigues, especialista em Marketing foi convidado a compartilhar suas experiências nessa área e trouxe algumas ferramentas que auxiliam no desenvolvimento e no resultado de um planejamento estratégico.  Essa metodologia começou a ser difundida nos anos 1960 com as grandes corporações, mas atualmente, não importa o tamanho da empresa ou do negócio, sua implantação é extremamente útil.

Programar as ações que serão realizadas e como devem ser feitas, definir as metas e a melhor forma de obtê-las são trabalhos que englobam o Planejamento Estratégico. E, para que todos esses objetivos sejam alcançados existem algumas ferramentas que devem ser utilizadas.

O professor Benísio apresentou para a turma de MBA a modelagem de negócios, que é o processo de definir o seu modelo de negócio, usando ferramentas para pensar nas diversas áreas de uma empresa, fazendo uso de conceitos estratégicos contemporâneos, a exemplo do modelo de plataforma, que são modelos de negócios utilizados por Google, Facebook, Uber, que tem como intuito melhorar o contato entre quem consome e produz, aliando mobilidade e tecnologia. 

E, aplicando esses conceitos em atividades práticas, motivou os profissionais de diversas áreas a desenvolver o aprendizado com algumas ferramentas promissoras, utilizando a modelagem de negócios. Entre as ferramentas utilizadas, destaca-se o Canvas, a Análise de Ambientes pela Matriz SWOT e também integrando conceitos de Design Thinkink, que é uma ferramenta propositiva na solução de problemas, ou seja, por meio da empatia, convida as pessoas a se colocar no lugar do consumidor  e a partir disso, buscar melhorias nessas experiências e então, destacando-as e inserindo-as no planejamento estratégico.

 

n2281 1

n2281 2

n2281 3