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Nos últimos anos o domínio do inglês tem sido um dos requisitos mais solicitados em processos de seleção, tanto para estágio como para emprego fixo. No entanto, segundo pesquisa da Catho, apenas 5% da população brasileira fala uma segunda língua e menos de 3% são fluentes no inglês. 

Na área da Engenharia e Gestão o conhecimento em inglês é importantíssimo e a Faculdade Horizontina possui na sua grade curricular, as disciplinas de Inglês Técnico I e II, tendo alguns professores que aplicam algumas aulas em Inglês, para motivar o aprendizado.

A globalização, o desenvolvimento econômico e a vinda de multinacionais para o mercado brasileiro fizeram com que o idioma fosse cada vez mais implantado na realidade do país.

A professora das disciplinas de Inglês Técnico I e II da FAHOR, Denise Ninow destaca que nos últimos anos também a abordagem do ensino mudou muito com relação à disciplina. “Felizmente! Espero poder aproximar os alunos ao máximo da realidade no contexto profissional que os espera. Trabalhamos com textos altamente relevantes, os quais possibilitam reflexão e discussão. Além de conhecer a língua inglesa é necessário compreender os contextos e significados das palavras, especialmente as relacionadas com as áreas de estudo da engenharia e do mundo dos negócios”, comenta Denise.

A professora é formada em Letras - Inglês e Literaturas de Língua Inglesa e desde 2001 atua como docente de disciplinas de graduação em diversas Universidades do Sudoeste e do Norte do País. “Ao mesmo tempo, trabalhava em escolas de idiomas e na rede privada de ensino, atuando no ensino médio. E como a vida tem o dom de nos tirar da zona de conforto, mudei para Salvador e trabalhei no ambiente corporativo ministrando aulas para executivos. Nas escolas de idiomas aprendi, inventei e reinventei muitas vezes as minhas práticas pedagógicas", relata Denise.

Ao conhecer e trabalhar com o sistema de ensino europeu, trabalhando com profissionais e alunos de diversos países, Denise passou a ensinar a língua inglesa com a Universidade de Cambridge, da qual atuou como examinadora de Português para estrangeiros. "Trabalhei como diretora substituta, fui pra Londres a trabalho e me apaixonei ainda mais pela história, a riqueza e a diversidade cultural Inglesa. E até o ano de 2018, sempre tive relação muito forte na preparação de executivos pela Cambridge”, conta.  

Entre suas aspirações para os estudantes de Engenharia da FAHOR está o incentivo a leitura e às discussões em sala de aula. “Com as constantes transformações do mundo moderno, a leitura torna-se imprescindível. E considerando que quanto mais lemos, melhor escrevemos, torço para contribuir com a formação de profissionais engajados e aptos a se comunicar de forma mais clara e assertiva”, afirma.

Para a professora, a proficiência na Língua Inglesa deixou de ser item complementar nos currículos dos profissionais no século XXI. A habilidade de comunicação no idioma é pré-requisito básico em muitas empresas, principalmente as multinacionais. “É preciso investir na formação e aperfeiçoamento constantes, uma vez que as competências linguísticas devem ser estimuladas e praticadas continuamente.  A capacidade de transitar  pelo Português e pelo Inglês com coesão abre inúmeras portas no cenário profissional atual, em que vislumbramos a chegada de uma verdadeira revolução tecnológica que demandará profissionais altamente qualificados”, ressalta Denise. 

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