"Nos últimos anos as administrações municipais e entidades do setor empresarial tem feito pedidos e campanhas para valorizar o que é produzido e vendido local e microrregionalmente. Todavia, chegamos no momento em que mais do que nunca é importante valorizar o trabalho, a prestação de serviços, a produção, o comércio local e microrregional.

A manutenção do emprego de um familiar e aquela vaga de emprego que seu filho, está procurando, podem ser garantidas ou não pelos negócios locais e microrregionais. Quem compra em outras cidades e na internet deveria esperar que seus empregos e de sua família fosse garantido por empresas destes locais. Os tributos referentes a estas compras, que gerariam a receita que falta para a Prefeitura fazer as obras que você e os vizinhos consideram importantes e necessárias para uma vida melhor, tem ido para os cofres das grandes cidades, sedes dos centros comerciais físicos e online.

Se você quer a cidade mais limpa, com mais saúde, melhores ruas e estradas, mais empresas, mais empregos, mais renda, a ação mais importante que você tem a fazer é mobilizar amigos, vizinhos e colegas para valorizar, prestigiando a produção, o comércio, a prestação de serviços e o trabalho local.

Mais do que nunca, é hora de valorizar o que é local.

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O que é do Brasil, feito pelo brasileiro, o que é feito no seu Estado, na sua região, no seu município, na sua comunidade deve ter muito mais valor da sua família e amigos. As doações, a solidariedade, a ajuda aos hospitais, aos profissionais da saúde, aos mais necessitados, vieram de onde? As pessoas que integram as diretorias das associações que cuidam da saúde, da economia, da espiritualidade, do bem-estar, segurança e conforto da sua comunidade integram as empresas, cooperativas e instituições locais. Lembrem-se que não são as pessoas daquelas empresas da internet que estão no dia a dia doando seu tempo e recursos para ajudar lar de idosos, orfanatos, APAEs, entidades carentes. 

Na compra de produtos que se tornaram disputados pela grande demanda mundial, cada país tentou salvar a sua população, cada nação busca cuidar da sua gente de todas as formas. Da sua gente, não de quem compra seus produtos. Precisamos ter isso presente ao decidir pela compra de cada peça de roupa, calçado, acessório, bebidas, alimentos, olhando bem o rótulo, a etiqueta e analisando os empregos de quem vamos manter.

Já publiquei nesta coluna o percentual de pessoal ocupado nas cidades sedes dos jornais em que esta coluna circula e vimos que gira entre 10 e 35% da população. Os empregos e a renda gerada por no máximo 1/3 da população, vem em grande parte dos negócios locais. A comida local, os pontos turísticos locais e microrregionais, o artesanato, os artistas, os dentistas, os médicos, as escolas, as faculdades, as lojas, os produtos coloniais, os produtos fabricados na sua cidade e microrregião nunca foram tão importantes para a sua vida e a vida da comunidade quanto agora. 

É hora do servidor público, que tem a renda preservada e garantida, bem como todas as muitas pessoas da iniciativa privada que não teve redução de renda, manter os pagamentos de todos os serviços contratados, e promover ações colaborativas e solidárias. Não é hora de levar vantagem, de pressionar, principalmente entidades e empresas que já enfrentavam dificuldades e agora mais do que nunca precisam de ajuda. 

É hora das empresas que estão bem estruturadas, prestigiarem os pequenos produtores locais e microrregionais, que conhecem, que podem confiar, que sabem onde estão e podem dar boas respostas. Certamente não estão tão bem estruturados e profissionalizados quanto os das outras cidades, mas certamente sua empresa pode fazer um esforço a mais para prepará-los para serem seus fornecedores. É hora de pensar na manutenção da estrutura econômica local de todas as formas, e em todos os aspectos.

Para viver em comunidade, com saúde, segurança e bem-estar precisamos de muito mais compromisso com os que estão ao nosso redor."

Escrito por: Marcelo Blume,vice-diretor da FAHOR, administrador, especialista em Marketing e escreve semanalmente no Blog Gestão, Negócios e Cia.  Acesse o link e veja outros textos!