O ano de 2020 marca uma importante novidade nos cursos de graduação da FAHOR, com a curricularização do Hackathon. A metodologia que surgiu no mundo da tecnologia para solucionar de forma criativa e rápida os problemas do setor, em 24 horas, agora passa a integrar uma disciplina ofertada em todos os semestres. Com a proposta, ao invés de 24 horas, os estudantes que cursarem a disciplina terão 10 encontros para praticar a busca de soluções inovadoras utilizando todas as ferramentas de gestão e de criação de negócios, com apoio de profissionais e professores que atuam como mentores.

Neste segundo semestre de 2020, foi realizado o 2º Hackathon Curricular, na disciplina de Empreendedorismo e Inovação, que foi ministrada pelo administrador, mestre em Desenvolvimento e empreendedor, professor Jonas Silva. O desafio deste Hackathon era apresentar soluções para a indústria de alimentos, focada nos desafios do segmento para os próximos anos. Foram formadas cinco equipes, que apresentaram suas ideias em forma de pitch e, ao final, duas delas foram selecionadas para participarem do processo de incubação e pré-incubação, no Horizonte Ambiente Empreendedor.

As ideias destaques foram: Inova Alimentos, a 1ª melhor equipe, que apresentou a criação de uma caixa para doces ajustável ao tamanho das unidades e, a 2ª melhor equipe, apresentou a criação de uma Cachaçaria, saborizada com as frutas produzidas na região.

No dia 9 de outubro, sexta-feira, inicia mais uma turma, que terá como desafio, criar soluções para o agronegócio. De acordo com o professor, a primeira atividade dos estudantes será participar do SIEF/INNOVA CIDIR e acompanhar as atividades que tratam deste tema, para auxiliar no conhecimento sobre o setor e assim ter melhores condições para sugerir melhorias e novas soluções.

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Os estudantes integrantes das duas melhores equipes e o professor Jonas Silva (à direita)