As crises aceleram tendências que já haviam iniciado antes delas. A pandemia COVID- 19 tem acelerado várias tendências, especialmente considerando a abrangência global e o tempo. Algumas das tendências aceleradas pela pandemia estão fortemente ligadas aos hábitos de alimentação, o que impacta em muitos setores econômicos, numa das áreas mais importantes para a vida humana e para o desenvolvimento econômico e social.

O recolhimento às casas, muito mais tempo junto ao grupo familiar, restaurantes com restrições, afazeres domésticos, trabalho, lazer, quase tudo em casa, são fatores que estimularam novos hábitos alimentares. A pandemia portanto está fazendo com que o setor de alimentos e bebidas como um todo, tenha oportunidade de atender novos hábitos dos consumidores.

Comidas e bebidas reconfortantes em sabor, temperatura, consistência, preparação e ingredientes, mais saudáveis, feitas com mais tempo, mais atenção, mais cuidado são um novo conceito para todo o setor de alimentos, onde no meu entender, as pequenas fábricas, bem como o pequeno comércio e prestadores de serviços têm melhores condições de competir considerando a flexibilidade para trabalhar com pequenas quantidades e atender customizada ou personalizadamente. A produção, a preparação, a entrega ou o serviço de forma a atender um rol cada vez maior de hábitos, preferências e gostos é bem mais difícil para empresas de médio e grande porte, sendo que a “produção sob medida” é uma clara oportunidade para os pequenos negócios.

Esta produção em baixa escala, “sob medida” é uma forma de inclusão e estímulo à diversidade, que tanto precisamos, impactando tanto quem produz, quanto quem consome. Já existe um grande número de estudiosos reconhecendo que mesmo havendo mercado para as grandes fábricas que produzem o mesmo alimento para o mundo inteiro, o crescimento dos pequenos negócios que atendem segmentos e nichos é visível e se tornará cada vez maior a partir dos hábitos surgidos ou reforçados com a pandemia. 

É possível que as grandes marcas, as multinacionais de alimentos, que já viram este mercado, em parte também tentem atendê-lo, porém, creio que a oportunidade é muito maior e mais fácil de ser aproveitada pelos pequenos negócios.

Alimentos e bebidas em frações diferentes do convencional, ou que podem ser escolhidas pelo consumidor, assim como temperos, condimentos, ingredientes diferentes do padrão e que podem ser escolhidos a cada compra, ou pedido, bem como horários, formas de consumir, de servir, de entregar, que podem ser escolhidas pelo consumidor devem seguir crescendo na preferência de um número cada vez maior de pessoas e gerando valor para quem oferecer.

Como é que o seu negócio, da família e dos amigos pode aproveitar esta oportunidade? De diversas maneiras certamente, desde que entregue diferenciais como flexibilidade, conveniência, customização, personalização, com muitas possibilidades de interação do consumidor em cada compra. Estes são alguns dos diferenciais onde os pequenos negócios podem levar vantagem sobre os médios e grandes. Aproveitem!  

Texto escrito por Marcelo Blume - vice-diretor da FAHOR. Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

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