O que é o ENADE? 

O ENADE é uma avaliação que integra o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, realizada pelo INEP – Instituto  Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atualização permanente, aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre áreas do conhecimento.

Manual do ENADE (em breve)

Quem deve fazer? 

Conforme a Portaria Normativa nº 08/2017, o ENADE 2017 destina-se aos seguintes cursos que conferem diploma de:

  1. Bacharel nas áreas de:
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Biomedicina, Educação Física, Enfermagem
    • Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação
    • Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica
    • Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química
    • Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia. 

 

  1. Tecnólogo nas áreas de:
    • Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Estética e Cosmética
    • Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar
    • Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Segurança no Trabalho. 

 

 

Estão habilitados ao Enade 2019 todos os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade. O Exame será aplicado em 24 de novembro de 2019.

Estudantes ingressantes são aqueles que, devidamente matriculados, tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do Enade 2019.

Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura são aqueles que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do Enade 2019 ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2019..

Fonte: INEP

Como é feita a Inscrição?

As Instituições de Educação Superior (IES) deverão inscrever todos os alunos ingressantes e concluintes de cursos vinculados às áreas de avaliação do Enade 2019. Como a inscrição dos ingressantes é para fins de regularidade junto ao Enade, esses estudantes são dispensados da participação efetiva na prova.

Já os concluintes habilitados e devidamente inscritos por suas instituições ficam convocados a participar da prova e também a preencher o Questionário do Estudante. O Enade é componente curricular obrigatório e, portanto, imprescindível para que o estudante conclua seu curso, cole grau e obtenha o diploma. 

Quando e onde será realizado o ENADE?

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h15min (horário oficial de Brasília) do dia 24 de novembro de 2019, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). 

Por que é importante participar do ENADE?

Conforme a legislação brasileira, o ENADE é um componente curricular obrigatório registrada no histórico escolar do acadêmico, sendo condição indispensável para concluir o curso de graduação. Além disso, o desempenho do estudante expressa a qualidade de sua formação, de seu curso e da faculdade.

O conceito que o acadêmico recebe tem grande valor para seu diploma. Além de lhe conferir prestígio acadêmico, a nota no ENADE amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e poderá ser um diferencial para o ingresso em um curso de pós-graduação. Uma boa nota no ENADE valoriza ainda mais a sua formação na construção de sua carreira.

Seu desempenho vai contribuir para a excelência do seu curso e para a qualidade no seu currículo, pois a sua formação é avaliada pela faculdade que você fez. Ir bem no exame mostra que você assimilou o conteúdo da sua área de formação e que está apto para o mercado de trabalho.

Como é a avaliação? 

A avaliação é constituída, no total, de 40 questões de múltipla escolha e discursivas. São 30 questões que abordam conhecimentos específicos da área de formação e 10 questões da parte de formação geral.

Prepare-se para o ENADE

A FAHOR preparou diversas ações para lhe ajudar a obter o melhor desempenho possível e, assim, ter um bom conceito para iniciar sua carreira. Desde já, você está convidado a participar dos encontros com reflexões orientadas, interpretação de questões, entre outras. 
Fique atento às atividades e mantenha contato com o Coordenador do seu Curso.

Datas e cronogramas

 

 

Fonte: INEP

Links Úteis