A Faculdade Horizontina – FAHOR, localizada no município de Horizontina, no Estado do Rio Grande do Sul, é mantida pela Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura – ISAEC, que é uma associação filantrópica e educacional sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pelo Governo Federal pelo Decreto nº 79.185, de 03/10/72, publicado no Diário Oficial da União de 04/10/72. A ISAEC mantém estreito relacionamento com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), com sede em Porto Alegre, RS.

O projeto de desenvolver o Ensino Superior foi coordenado pela Direção do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann - CFJL, escola comunitária de Horizontina e mantida pela ISAEC, com mais de 80 anos de atividades em Horizontina, num contexto de ampla discussão e participação de professores e comunidade regional. Em 2001 foi credenciada a Faculdade Horizontina - FAHOR e autorizado o funcionamento de seu primeiro curso, de Engenharia Mecânica – ênfase em Máquinas Agrícolas, com cinquenta vagas anuais, tendo em seu início utilizado as instalações do CFJL para o funcionamento.

A partir de 2003 a Faculdade Horizontina iniciou o projeto de implantação de seu Campus que hoje é uma realidade, estando estruturado numa área de aproximadamente 32 hectares, onde se localizam os prédios de sala de aula e de laboratórios, além das demais dependências administrativas e de apoio necessárias para o bom funcionamento da instituição. 

O primeiro espaço construído foi o que é conhecido hoje como Centro de Tecnologia (CT) que abriga parte dos laboratórios e salas de treinamentos em parceria com empresas. Este espaço foi inaugurado em fevereiro de 2006.

Na sequência foram construídos os prédios EP (inaugurado em fevereiro de 2008) e EM (inaugurado em 2012), ambos no formato da Rosa de Lutero e que ficam à direita e à esquerda do CT. Suas salas são estruturadas em forma de auditório, com design moderno e mantendo os aspectos que lembram a educação cristã e os símbolos da Rosa de Lutero.

No ano de 2017 junto às comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana, dos 83 anos do CFJL e dos 16 anos da FAHOR foi inaugurado um novo prédio, que abriga desde então, o Centro Administrativo, Biblioteca, Auditórios e o Diretório Acadêmico.

Uma construção idealizada com recursos próprios que considerou a responsabilidade ambiental e social, com aproveitamento da água da chuva e a luz natural com uma visão luxuosa do pôr do sol.

Atualmente, a FAHOR conta com aproximadamente 600 alunos distribuídos nos cursos de graduação em pleno funcionamento: Bacharelado em Engenharia Mecânica (2002), Bacharelado em Engenharia de Produção (2005), Bacharelado em Ciências Econômicas (2005), Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (2014), Bacharelado em Engenharia Química (2016), Bacharelado em Engenharia de Alimentos (2016), Engenharia Ambiental (2017), e Tecnólogo em Gestão Financeira (2017). 

historia predio CT

historia predio EM

historia prédio EP

Campus 20180720