O Núcleo de Pós-graduação e Extensão da FAHOR (NUPEP) realizou nesta quinta-feira à noite o Coquetel de apresentação da proposta do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho – 2ª turma, e o reencontro da 1ª turma que está concluindo o curso. Os alunos realizaram a doação de 19 livros com títulos referentes às disciplinas do curso, que irão enriquecer o acervo da biblioteca, contribuindo para a formação de alunos da graduação e da pós-graduação. "Consideramos a atitude de vocês dentre aquelas mais nobres e entre aquelas que mais cristalizam o que temos pregado na FAHOR, no CFJL e na Fundação Capacitar, de que formamos profissionais tecnicamente tão bons quanto os outros, mas seres humanos e cidadãos altamente diferenciados e acima da média. Sabemos que o universo devolve tudo o que para ele oferecemos. Recebem o nosso respeito e nosso agradecimento", disse o vice-diretor Marcelo Blume.

Já a coordenadora do NUPEP, professora Claudia Verdum Viegas, falou sobre o curso, seus objetivos, disciplinas, professores, entre outras informações. A segunda edição da especialização tem 664 horas, e abordará conteúdos com projeto de proteção de máquinas; manutenção preventiva e engenharia de segurança; identificação de riscos e inspeção de segurança; custo de acidentes e previsão e controle de perdas; programas de prevenção e controle de perdas; medidas de controle coletivo e individual para agentes químicos e físicos; avaliação e controle de poluentes; educação prevencionista; organização dos serviços especializados em engenharia de segurança do trabalho; fisiologia do trabalho e dimensionamento de postos de trabalho; doenças do trabalho; legislação e normas relativas à proteção contra incêndios; proteção e controle contra incêndios; e técnicas de salvamento e brigadas de incêndio. Claudia destacou que o curso está plenamente alinhado ao Parecer CFE nº 19/87 que estabelece o currículo básico do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

O curso inicia dia 15 de abril, e as inscrições podem ser feitas pelo site pos.fahor.com.br. A Aula Inaugural será dia 4, com palestra do Comandante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, tenente Coronel Adriano Krukoski Ferreira.