A data de 22 de março é lembrada como o Dia Mundial da Água. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. O tema a ser debatido e refletido neste ano é "Água e Empregos", que deve abordar a conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural.

A FAHOR preocupa-se e valoriza este bem precioso, e junto com a construção do primeiro prédio em 2006, já construiu também uma cisterna com capacidade para 180 mil litros de água, que capta água da chuva e é reaproveitada para irrigação, descarga em banheiros, lavagem de pisos e calçadas e, poderá ser utilizada também, em caso de incêndio, com hidrantes já instalados. Conforme o Diretor Sedelmo Desbessel, com o reaproveitamento da água da chuva, a FAHOR economiza aproximadamente 80 mil litros de água, chegando a 150 mil litros no verão.

Além disso, a faculdade realiza a preservação de uma nascente com reflorestamento de área com raio de cerca de 30 metros, recuperação de toda mata ciliar no Lajeado Tamanduá, na divisa do campus com outras propriedades. "Na área do campus, que chega a quase 40 hectares, seguramente temos uma dezena de vertentes e todas estão sendo preservadas e melhoradas com proteção via reflorestamento", destaca o Diretor Sedelmo Desbessel.

A FAHOR também integra o Comitê de Bacia Hidrográfica Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo, tendo como membro efetivo a professor Marliza Beatris Reichert. O comitê tem como principal função discutir e deliberar sobre os assuntos de interesse comum aos diversos usos da água, definindo prioridades e intervenções necessárias à gestão integrada.