O professor do curso de Ciências Econômicas, Stephan Sawitzki, está coordenando o projeto de Teia Social na ONG Global Communities Brasil. Entre as atividades do projeto, está a capacitação de voluntários de entidades não governamentais de cunho social para elaboração de projetos e captação de recursos. "Com este curso, queremos que as entidades estejam aptas a elaborar e fazer a gestão eficiente de projetos, aplicando o conhecimento para conseguir o desenvolvimento duradouro e responsável da região. Muitas vezes sobram recursos estaduais ou nacionais de diversas fontes que poderiam ser aplicados na região, mas não são utilizados porque as organizações não estão preparadas para buscar esse recurso", explica o professor, justificando a importância da capacitação.

O projeto teve participação da FAHOR em sua fase inicial, quando o curso de Ciências Econômicas desenvolveu uma pesquisa para a Global com informações e dados dos trabalhos voluntários do terceiro setor no município. Nesta nova fase, a faculdade está envolvida também com a participação das professoras Jaqueline Sá e Marliza Reichert no curso que iniciou dia 29. Liderança e empreendedorismo social; cenário da assistência social e os aspectos legais; elaboração e gestão de projetos, indicadores e mobilização de recursos; redes colaborativas e voluntariado; e Gestão sustentável e transparência são os temas que estão sendo abordados.

Para conferir a entrevista concedida pelo professor Stephan ao JÁ Ideias, acesse: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/santa-rosa/v/o-coordenador-do-projeto-explica-como-funciona-a-teia-social/5206606/