A equipe MasBáh Aerodesign da FAHOR viaja dia 1º de novembro para São Jose dos Campos, em São Paulo, para a 18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign que acontece entres os dias 3 e 6 de novembro.

O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.

A equipe trabalha no projeto conceitual, posteriormente o detalhado, após isso é feito um relatório pra cada área de projeto. Os relatórios são entregues ao pessoal responsável pela competição. Eles avaliam os relatórios e contabilizam as notas de projeto. Aí então, inicia-se a construção da aeronave. O teste de voo é realizado e feito uma gravação que também contabiliza nota.

Conforme o professor Cristiano Rosa dos Santos, coordenador do projeto, as expectativas para a competição "são as melhores possíveis". Ele também explica que a equipe da FAHOR está na categoria "regular", onde o aeromodelo terá como características a envergadura, que é em torno de 2m, e peso entre 2 e 4kg. O aeromodelo terá que voar com uma carga obrigatória entre 6 e 12kg.

Deve haver alguma inovação no aero modelo e isso conta pontos extras, no caso, o da FAHOR foi feito utilizando "Honey Comb", que é uma estrutura que imita uma colmeia de abelha e feita de um polímero. A equipe é formada atualmente pelos acadêmicos Ariel Abeling (capitão), Augusto Cesar Dahmer Leichtweis, Diogo Derli Jagnow, Eduardo Breitenbach Camargo, Franciele Pinto da Conceição, Guilherme Augusto Gubert, Jeferson Luis Geusemin, Geovane Rafael Rozin, Rodrigo Joel Heissler, Gabriela Elisa Kochhann, Gabriela Selent, Marco Henrique Lang, Tamiris Mallmann Koch, Guilherme Augusto Corso, Cristian Seiboth e Gustavo Perin Baum.