Iniciou neste dia 1º, o Novembro Azul, criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, conhecido como o de conscientização e orientação à população masculina sobre câncer de próstata e sobre os exames que o homem deve fazer. A doença é a segunda mais comum entre os homens. Em 2016, mais de 61 mil novos casos da doença serão registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos.

O diagnóstico precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. E um simples exame de sangue conhecido como PSA pode ser a salvação. Os médicos recomendam que o primeiro PSA seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer na família.

Durante todo o mês de novembro, serão feitas, em todo país, atividades de orientação sobre o câncer de próstata e saúde do homem e ações para estimular a atividade física, promovendo uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico.

Na página da campanha do Instituto Lado a Lado pela Vida http://www.ladoaladopelavida.org.br/campanha/novembro-azul há uma lista das doenças que mais afetam a saúde masculina, seja na infância, na adolescência, na fase adulta e na terceira idade. Ao clicar em cada uma delas, é possível encontrar informações sobre diagnóstico, fatores de risco, prevenção, sintomas e tratamento.

Na FAHOR, os espaços foram decorados com laços azuis e o símbolo da campanha. A faculdade também estará postando em sua fanpage diversas dicas, orientações e informações sobre a campanha.