No dia 22 de setembro, nas dependências do auditório do Campus Arnoldo Schneider, a Fundação Capacitar realizou uma confraternização pelo seu primeiro ano de formalização.

Na ocasião, estiveram presentes alunos calouros dos três cursos de graduação da Faculdade Horizontina, os mentores e seus mentorados, a diretoria da fundação, diversos convidados e os instituidores da fundação, Sr. Martin Mundstock e Sra. Maitê Mundstock.

Durante o evento, que teve como tema “Fundação Capacitar: capacitar para vencer!”, os Srs. Osmar Gerhardt e Érico Feldmann puderam trazer, através do depoimento de suas histórias de vidas, uma palavra de motivação, mostrando que tudo na vida é possível, desde que as pessoas lutem, com muita força de vontade, pelos seus sonhos.

Esse foi o objetivo desta noite: “motivar os alunos para que eles possam enfrentar os desafios da sua vida estudantil e consigam alcançar os seus objetivos”, afirmou a Diretora Executiva da Fundação Capacitar, Sra. Maria Estér Sulzbach Ullmann.

Ao final do encontro, o Sr. Martin Mundstock falou sobre as expectativas para a fundação: “Ainda temos muitos anos de semear antes de começarmos a enxergar frutos. E só poderemos dizer que atingimos os nossos objetivos quando os egressos da FAHOR que passarem pelo programa da Fundação Capacitar servirem à comunidade como pessoas íntegras, que contribuam com o seu trabalho, sua dedicação e seus dons para a construção de uma sociedade mais justa. E, se essas pessoas forem realmente assim, a fundação terá vida longa, seguindo o princípio de seu símbolo: o infinito.”

Já a Sra. Maria Ester falou sobre o principal desafio na condução da fundação: “Temos vários desafios, mas um dos principais é a busca por mentores, que é a principal pessoa dentro da fundação, pois é ele que dá a sua orientação aos alunos.”

Faça a sua parte! “Sirvam uns aos outros, cada qual conforme o dom que recebeu.” (1 Pedro 4.10). Por mais que tenhamos nossas agendas lotadas, sempre encontramos espaço para a prática do bem.

Colabore com a Fundação Capacitar!

Como posso proceder para colaborar com a Fundação Capacitar?
As pessoas podem se dirigir até a Fundação Capacitar, que tem como sede o Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, ou através das pessoas da diretoria. A pessoa preenche uma ficha como voluntário, escolhendo os vários segmentos que a pessoa pode participar, não necessariamente como mentor. As pessoas também podem procurar mais informações pelo telefone 3537.1614. Nós estamos de braços abertos para receber as pessoas que gostariam de contribuir por esta causa.

O que é a Fundação Capacitar?
É um programa voltado aos alunos do Ensino Superior que visa a dar suporte acadêmico e humano.

A Fundação Capacitar, instituída pelo casal Martin e Maitê Mundstock, é uma instituição sem fins econômicos e apartidária, de natureza comunitária, que tem por finalidade promover e gerenciar as ações pró-ativas e sociais na educação superior.

Qual a missão da Fundação Capacitar?
Desenvolver ações na área da educação e da cultura, capacitando pessoas para a inserção social e plena realização do seu potencial humano, objetivando uma ação multiplicadora do conhecimento e da formação para o trabalho, cultivando com seus beneficiários relação de independência que motive a renovação por gratidão e solidariedade.

O que é um mentor?
É um voluntário graduado que acompanha no máximo três mentorados. Tem a função de dar suporte acadêmico e humano.

O programa de mentores conta com a participação voluntária de profissionais já graduados que dedicam parte de seu tempo para orientar os beneficiários da fundação (mentorados). Em 2008, a Fundação conta com o importante apoio de 21 mentores.

Faz parte do suporte acadêmico:
- Acompanhar no desempenho escolar;
- Recomendar leituras e pesquisas complementares;
- Estimular estudo de idiomas;
- Clarificar,questionar,propor alternativas quando surgirem obstáculos;
- Contribuir na construção de um plano de carreira.

Faz parte do suporte humano:
- Contribuir na formação ética, humanística e de engajamento social;
- Dispor-se a ouvir e auxiliar, dentro dos seus limites.