A equipe MasBáh Aerodesign da FAHOR viajou dia 1º de novembro para São Jose dos Campos, em São Paulo, para a 18ª Competição SAE BRASIL AeroDesign que aconteceu entres os dias 3 e 6 de novembro.

E o final de semana foi de muitas emoções, afirmam os integrantes da equipe MasBáh ao chegar em Horizontina. Para a maioria, foi a primeira oportunidade de viajar para São José dos Campos e ver de perto tudo o que acontece na competição, conversar e trocar informações com outras equipes e "sentir na pele" o espírito do Aerodesign.

Segundo Tamiris Mallmann Koch, "foram muitas madrugadas sem dormir, muitos litros de café, muitos finais de semana dedicados exclusivamente ao projeto e muita apreensão com as quedas do nosso protótipo. Mesmo com todas as dificuldades, a equipe conseguiu participar da competição de 2016. Os últimos dias foram corridos, cansativos, porém muito gratificantes! A oportunidade de participar e o aprendizado foram únicos!".

A equipe MasBáh de Aerodesign da FAHOR não conseguiu realizar uma das etapas da competição que era enviar um vídeo do voo do protótipo antes de apresenta-lo em São Paulo. Mesmo assim, a equipe trouxe pra casa a 41ª posição entre as 60 equipes participantes, e a 4ª colocação entre as equipes que não enviaram o vídeo do voo. A última participação da FAHOR nessa competição nacional foi em 2014, a qual a equipe havia obtido o 54ª colocação, sendo então, no ano de 2016 13 posições acima.

O capitão da equipe e acadêmico Ariel Abeling, diz que "nada supera o aprendizado e a satisfação de poder participar de um evento com as melhores universidades do país". Agradece também a todos que colaboraram com a equipe durante o ano, ao pessoal da equipe Aerocócus – AeroDesign da UPF pela parceria e principalmente aos integrantes da equipe e aos patrocinadores que acreditaram e apoiaram o projeto, sendo eles: FAHOR, DAFH, Prefeitura de Horizontina, GráficaCasa, AP Comunicação Visual, Restaurante Fino Trato, Tecniconfial, Açofer, Balsan Ferramentas, Permabond, SKA, ESSS, STE Parts.