Os engenheiros civis Tiago José Matte e Juliane Kramer, da empresa Georref, estiveram na FAHOR hoje realizando as medições topográficas das fundações do Centro Administrativo e Biblioteca FAHOR. A Empresa Georref em parceria com a Metalcom, que está realizando as medições com uma Estação Total. Este equipamento de topografia de alta precisão é utilizado para levantamentos topográficos, locação e implantação de obras.

Segundo o engenheiro Matte, eles estão medindo a locação dos chumbadores da fundação do novo prédio, conferindo o esquadro e todo projeto. Já Alexsandro Sangoi, engenheiro Civil da Metalcom que estava acompanhando as medições informou que as estruturas metálicas tem previsão de chegada em Horizontina no dia 23 de novembro.

"Temos previsão de conclusão de toda estrutura metálica do Centro Administrativo da FAHOR para 23 de dezembro, já na semana que vem com a chegada das estruturas iniciamos a montagem. Após isso, a Metalcom volta ano que vem para fechar os painés, porque antes disso necessita ser construídos os pisos do 1º e 2º andar, as escadas e toda concretagem", explica Sangoi.

Segundo funcionário da Construtora Lorentz a concretagem da fundação inicia nessa sexta-feira e será finalizada durante o final de semana para receber a estrutura metálica na semana que vem.

O prédio será todo construído em metal, com aproveitamento de luminosidade e ventilação para economizar pelo menos 30% da energia gasta em climatização. Além disso, haverá um sistema próprio de geração de energia, e um sistema de captação da água da chuva para reutilização como já existe nos demais prédios. "Assim, com todas essas características de um espaço inovador e sustentável pretendemos conquistar certificações ambientais", explica o vice-diretor Marcelo Blume.