Na noite de terça-feira, 14 de março, no auditório da FAHOR unidade Centro foi realizado o Painel: Empreendedorismo e Crédito. A organização partiu da professora Marlene Bieger e da professora Cátia Bartz, que ministram as aulas Educação e Planejamento e Empreendedorismo respectivamente no curso de Ciências Econômicas da FAHOR.

Os painelistas convidados foram: Vinicios Gehm, Gerente de Relacionamento Empresarial do Santander; Lediana Bartz, Empreendedora e Proprietária das Lojas Apparrenza Store e Felipe Traesel, Empreendedor, Proprietário da Empresa Fanttech - Empresa Incubada no Horizonte Ambiente Empreendedor.

A professora Marlene agradeceu a presença dos acadêmicos da FAHOR e do CFJL, que também participaram do evento. Também agradeceu a presença do diretor Sedelmo Desbessel que fez a abertura do evento e do professor Stephan Sawitzki coordenador do curso de Economia que foi o mediador do painel.

O panelista e, egresso da FAHOR, Economista Vinicios Gehm falou da importância do Crédito em Instituições Financeiras, tema este de grande valia para o dia a dia das pessoas tanto física quanto jurídicas, pois em tempos de crise deve-se optar pela melhor modalidade de investimento ou mesmo de financiamento.

Já a administradora e empreendedora, Lediana Bartz, proprietária das Lojas Apparrenza Store de Horizontina e Três de Maio, fez sua fala sobre a criação e implementação de sua empresa e os aspectos importantes que o empreendedor deve analisar ao abrir seu próprio negócio, inclusive dando dicas de como não se perder na hora da tomada de decisão, fazendo controles financeiros, assim como avaliar os riscos envolvidos no negócio.

O Engenheiro e Proprietário da Empresa Fanttech, empresa Incubada no Horizonte Ambiente Empreendedor, Felipe Traesel, falou sobre a importância de ser empreendedor, assim como de ser um incubado, vantagens de utilizar o assessoramento da FAHOR para elaboração do Plano de Negócios antes e durante a implantação do negócio. Os produtos desenvolvidos pela Fanttech são: Piloto automático e um GPS agrícola, este serve para o operador da máquina se localizar na lavoura, assim otimizando o trabalho de aplicação nas culturas, já o piloto automático tem a função de guiar a máquina durante o trabalho de aplicação.