O setor de carnes movimentou no Brasil no ano de 2016, US$ 5.515 trilhões, demonstrando sua importância para a economia do país. Reflexo de investimentos e constante aprimoramento da cadeia de proteína animal. Sem dúvida, os acontecimentos deflagrados na "Operação Carne Fraca" evidenciaram desconformidades pontuais que não representam a realidade do setor e nem a alta qualidade empregada na indústria brasileira. Uma evidência de que a indústria de proteína animal apresenta grande qualidade e reputação internacional foi o resultado positivo nas exportações de carne do mês de março de 2017, havendo um incremento de 9% em comparação com março de 2016, evidenciando o vigor do setor mesmo em tempos de "Operação Carne Fraca".

O setor de carnes, para que mantenha destaque no mercado externo desta commodity, necessita adequar-se a várias exigências de controle e qualidade. Os países compradores exigem uma série de procedimentos, tais como: rastreabilidade, sanidade, bem como, aspectos ligados ao bem estar do animal, abate humanitário e não agressão ao meio ambiente. Outras propriedades avaliadas e controladas para manter a qualidade da carne são: cor, aroma e sabor, capacidade de retenção de água (CRA), estrutura, consistência, textura (maciez, suculência, mastigabilidade), carne PSE (pálida, macia e exsudativa) e carne DFD (escura, firme e seca).

A indústria está atenta às alterações nas propriedades da carne, contudo para que a cadeia possa ter sucesso necessita-se, cada vez mais, profissionais treinados e gabaritados. A importância de profissionais com curso superior, como os Engenheiros de Alimentos torna-se vital no desenvolvimento do setor de proteína animal, bem como, o surgimento de faculdades em todas as regiões do país e do estado.

Fontes:

http://g1.globo.com/economia/noticia/balanca-comercial-registra-superavit-recorde-em-marco.ghtml

http://www.agricultura.gov.br/noticias/sda-divulga-medidas-tomadas-em-relacao-a-frigorificos-e-servidores-envolvidos-em-supostas-irregularidades

Por Marcelo Gonzalez Passos