As Instituições de Ensino Superior integrantes da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e Integração Regional (CIDIR), entre elas a Faculdade Horizontina (FAHOR) estiveram participando da Assembleia que marcou o lançamento do VIII Simpósio Ibero-americano do Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional.

A FAHOR esteve representada seu Diretor, Sedelmo Desbessel e pelo vice-diretor, Marcelo Blume e foi realizada na sede da Universidade Gaston Dachary (UGD), em Posadas - Argentina, no evento da rede que reúne instituições do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Durante a Assembleia, com mais de 20 IES participantes, foram discutidos e encaminhados para a organização, a comissão de seleção de artigos submetidos, hospedagem, programação, dentre outros detalhes do Simpósio. A oitava edição do evento será realizado dias 26 e 27 de outubro, na cidade de Cerro Largo-RS. O evento será organizado de forma conjunta entre as instituições UFFS e URI, de Cerro Largo. Na oportunidade, também foi aprovado o ingresso de três novas instituições para integrar a Rede Cidir.

Um momento importante da Assembleia da Rede CIDIR foi a escolha e apresentação dos vice-presidentes nacionais, sendo que o professor Antonio Ternes, diretor da FEMA, de Santa Rosa, foi eleito o vice-presidente da Rede Cidir para o Brasil. O presidente da Rede é o vice-reitor da UGD, Luciano Juan Duarte. A FAHOR é associada à Rede Cidir, que se constitui num sistema aberto de relações entre as universidades latino-americanas com o objetivo de criar espaços de reflexão e construção coletiva para promover o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento de atividades conjuntas a fim de gerar ações que ajudam a aumentar o impacto das atividades universitárias sobre o desenvolvimento de suas regiões.

No mesmo dia, a Universidade Gastón Dachary (UGD), promoveu várias conferências, na Jornada de Estudos sobre Desenvolvimento da Região de Fronteira. Entre os assuntos debatidos, o papel da internacionalização das Universidades de Fronteira e suas contribuições para o desenvolvimento e integração da região. Neste eixo foram abordadas questões como: O declínio da Globalização e da redefinição da Integração na América do Sul; Programa de interiorização como uma estratégia para o desenvolvimento e, a integração econômica da região.

O vice-reitor da UGD, Luciano Juan Duarte, que foi nomeado no ano passado, o novo presidente da Rede CIDIR, destacou o evento e a organização conjunta da Rede com a Universidade com palestrantes de conferências internacionais. "O tema é muito importante para todas as partes interessadas no ensino superior, tanto para a província e da região no contexto atual da América Latina", disse Duarte. FOTO: Imagens da Assembleia da Red Cidir- Posadas Missiones (AR).