Na tarde da última segunda-feira, 15, o professor da FAHOR, Adalberto Lovato participou de uma reunião proposta pela deputada Zilá Breitenbach, no auditório do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) em Porto Alegre. Esta reunião faz parte das iniciativas do grupo de trabalho que está debatendo a Matriz Produtiva dos Biodigestores, que teve início durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do estado no dia 10 de abril.

Este foi o primeiro encontro do grupo, que deverá reunir-se novamente nas regiões de Santa Rosa, Frederico Westphalen, Três Passos, Vale do Taquari e no sul do estado. Estiveram presentes Instituições de Ensino Superior, Cooperativas, Órgãos do Governo do Estado, entre outros. Na ocasião, o professor Lovato iniciou os trabalhos com a apresentação dos modelos de atuação, em que foi relatado sobre as atribuições de cada entidade no projeto.

A partir de agora, algumas iniciativas serão iniciadas, como o incentivo e subsídio para aumentar a implantação de Biodigestores no estado. Posteriormente pretende-se fazer uma integração com Santa Catarina e Paraná. Esta é a primeira vez que as Instituições de Ensino participam destas iniciativas.

Também relacionado aos Biodigestores, na terça-feira, 16, Lovato apresentou à Cooperativa Regional Auriverde, uma propriedade rural de Santo Cristo. Os representantes da cooperativa de Cunha Porã, Santa Catarina visitaram um modelo de Biodigestor, no qual a FAHOR realiza experimentos.