A FAHOR adquiriu em março de 2017 o Software Proteus, que está disponível para utilização no Laboratório de Informática Industrial, sendo usado principalmente no Curso de Engenharia de Controle e Automação, nas disciplinas a partir do 5º semestre. O programa de simulação eletrônica envolve circuitos eletrônicos, simulação com o Arduino (microcontrolador que possui uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única) e com o microcontrolador PIC (pequeno computador – SoC, em um único circuito integrado que contém um núcleo de processador, memória e periféricos programáveis de entrada e saída), além de projetar placas de circuito impresso.

O professor Cristiano dos Santos destaca que “o software é importante para o Engenheiro de Controle e Automação, principalmente por poder fazer simulação, em que o engenheiro pode testar seu circuito antes de colocar em prática, ocorrendo um número menor de erros”.

Para o acadêmico do 5º semestre de Engenharia de Produção, Anderson Canssi, com a utilização do programa, a sua turma vem mostrando habilidade em montar e interpretar circuitos. “Utilizando o software, além do cálculo que fizemos no papel, é possível ter uma prova. A utilização do programa não é muito complexa, e é de fácil entendimento e aplicabilidade”, relata Canssi.

O valor investido no programa foi de aproximadamente R$ 30 mil. Além de poder ser usado em várias disciplinas, o Proteus pode ajudar em cursos externos para pessoas interessadas em eletrônica e também para futuras pesquisas realizadas na faculdade.