Um encontro entre os vereadores da Câmara Municipal de Horizontina, com a direção da FAHOR e os professores coordenadores dos oito cursos da Instituição permitiu a troca de ideias entre Legislativo e FAHOR e também discutiu a possibilidade de desenvolver projetos em parceria.

O encontro realizado no Campus da FAHOR, na tarde de quinta-feira, 1º de junho, oportunizou aos vereadores conhecer de perto a estrutura oferecida aos empresários inovadores, por meio dos serviços do Horizonte Ambiente Empreendedor.

Na sequência, o grupo acompanhado pelo diretor da FAHOR e do CFJL, Sedelmo Desbessel e pelo vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume foi encaminhado aos laboratórios da FAHOR, onde o coordenador de cada curso pode explicar alguns projetos desenvolvidos e algumas possibilidades que podem ser elaboradas com o intuito de desenvolver economicamente e tecnologicamente o município.

Foram visitados os Laboratórios de Física, Núcleo de Ciências Exatas, Laboratório de Conformação Mecânica; Laboratório de Eletrônica e Robótica, Metalografia e Circuitos Digitais; Laboratórios de Tratores, Colheitadeiras, Química Orgânica, Laboratórios de Solda, Motores, Aerodesign e demais experimentos.

Depois de conhecer os espaços e as possibilidades de projetos em cada área de conhecimento, o grupo reuniu-se para uma troca de ideias entre Legislativo e FAHOR buscando apontar algumas sugestões e demandas para o desenvolvimento do município de Horizontina, seus munícipes e a região, seja por meio das ferramentas disponíveis na FAHOR ou pela da articulação do legislativo horizontinense.

Entre os apontamentos estão o interesse nas questões de infraestrutura, como acesso asfáltico e algumas melhorias no trânsito municipal, em vias de acesso ao Campus e ao CFJL, que concentra os Cursos de Gestão; desenvolvimento de ações ligadas a Ciência e Tecnologia, desenvolvimento do ensino de matemática nas escolas municipais para despertar o interesse pelas áreas de Engenharia e opções de financiamento educacional municipal, para incentivar a busca pelo ensino superior.