Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de novos talentos e oportunizar, aos estudantes dos Cursos Superiores de Economia, a aplicação prática de conceitos adquiridos na faculdade, o CORECON/RS (Conselho Regional de Economia - RS) promoveu, no dia 4 de setembro, no SENAC, em Porto Alegre, a VI Gincana de Economia.

Na disputa, os acadêmicos aplicaram seus conhecimentos em uma realidade simulada através de um jogo de cartas virtual, com aspectos econômicos, que teve três etapas: 1ª - Combate à Inflação e à Recessão; 2ª - O Alcance das Metas de Inflação; 3ª - A Aceleração do Crescimento Econômico. Estas simulações permitiram que o competidor desempenhasse um papel de “Ministro da Fazenda”, decidindo sobre os rumos da economia brasileira, o que ajudou a adquirir uma visão mais ampla do que é a profissão de Economista.

O vencedor, aluno da Unifra, Felipe Spizzi do Nascimento, recebeu um notebook. Em segundo lugar ficou o aluno da UFRGS, Lenon Antunes Leopoldo Bier, que recebeu aparelho celular pré-pago com câmera 6mpx, e em terceiro ficou o aluno da Faculdade Horizontina, Márcio Leandro Kalkmann, que foi premiado com uma calculadora HP 12C.

O presidente do Corecon/RS, José Luiz Amaral Machado, que abriu o evento, ressaltou aos estudantes que esta é uma experiência rica, pois, ao estimular a prática da gestão macroeconômica, contribui para a maturidade dos participantes e a integração com colegas de diferentes universidades. Segundo Machado, para o Conselho também é uma oportunidade de se aproximar dos futuros profissionais.

Segundo a Coordenadora do curso de Ciências Econômicas da FAHOR, Profª. Cíntia Bender “Este evento é uma oportunidade para os alunos aplicarem, de forma prática, os conhecimentos adquiridos na faculdade. Estou muito feliz com o desempenho do Márcio! Isso demonstra, mais uma vez, o talento dos nossos acadêmicos e a qualidade do curso de Economia da FAHOR. Parabéns, Márcio!”