Um dia que não foi escolhido pelos horizontinenses, mas que passou a fazer parte da vida de muitos deles é o 24 de julho, pois, desde 2001, comemora-se a aprovação do Curso de Engenharia Mecânica, começando a história da Faculdade Horizontina. Essa data é comemorada com muito orgulho por todos que vislumbraram um grande caminho na educação superior em seu município e daqueles que até hoje ajudam no desenvolvimento dos propósitos da FAHOR, que alcança hoje, oito cursos de graduação.

O aniversário de 16 anos foi marcado por um Encontro com a Imprensa local e regional, bem como assessores de municípios próximos. O grupo foi recepcionado pelo diretor da FAHOR/ CFJL Sedelmo Desbessel, pelo vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, e também pelos professores e coordenadores de cada curso. Eles visitaram o Campus e conheceram de perto a estrutura oferecida aos empresários inovadores, pelos serviços do Horizonte Ambiente Empreendedor e os laboratórios onde são realizadas as atividades práticas entre professores e acadêmicos.

Foram visitados os laboratórios de física, núcleo de ciências exatas, laboratório de conformação mecânica; laboratório de eletrônica e robótica, metalografia e circuitos digitais; laboratórios de tratores e de colheitadeiras, de química orgânica, laboratórios de solda, de motores, Aerodesign, Baja e demais experimentos.

Depois de conhecer os espaços e as possibilidades de projetos em cada área do conhecimento, o grupo juntou-se aos colaboradores e membros do Conselho de Ensino da FAHOR/CFJL para uma confraternização no Hall do Prédio EM.