A Pós – Graduação em Sistemas da Qualidade e Manufatura Enxuta, da FAHOR, oferece a partir desta sexta, 18 de agosto de 2017, a disciplina de Custeio e Indicadores do Sistema Lean, que também é ofertada como Curso de Qualificação para os profissionais que necessitam dessa formação específica.

Essa disciplina será ministrada pelo engenheiro mecânico e Doutor em Engenharia de Produção, Dr.Leonardo de Carvalho Gomes. O conteúdo trata da nova contabilidade de custos, Contabilidade Enxuta ou do Inglês Lean Accounting, que se adapta à complexidade dos ambientes empresariais nos dias atuais e também ao moderno sistema de produção enxuta (Lean). De acordo com o professor Dr. Leonardo, essa nova abordagem é essencial para as tomadas de decisão sobre o que e onde melhorar.

“Uma melhoria através das técnicas do Sistema Lean, sempre é válida. Porém, devemos saber quanto representa cada atividade e o seu papel no desempenho global dos processos. E é aí que se enquadra a contabilidade Enxuta, para entendermos onde e o que realmente estamos perdendo e, assim, auxiliar na tomada de decisão. Minha missão é capacitar os participantes a entenderem os reais custos dos processos, como medir e gerenciar os mesmos com essa nova visão da Contabilidade Lean. Com essa capacitação, somos capazes de gerar dados que auxiliam na correta tomada de decisão em termos de priorização de melhoria”, afirma o doutor.

Outro aspecto que será abordado nesta Qualificação, que acontece nos dias 18 e 19, 25 e 26 de agosto e nos dias 1 e 2 de setembro, no Campus da FAHOR, são as pessoas. “Elas são o enfoque principal no sistema Lean. A essência do sistema Lean é a constante identificação e eliminação das perdas e isso é feito através de pessoas. Porém, essas precisam estar preparadas para tal e essa preparação consiste em alguns fatores: Cultura (desenvolver uma cultura voltada ao trabalho em equipe e melhoria contínua), Formação (capacitação no Lean) e Experiência (domínio do processo e prática de experimentar coisas novas)”, explica o Dr.Leonardo.

Com vinte anos de experiência em Implantação de novas Tecnologias de Gestão Enxuta em empresas de pequeno, médio e grande porte, o Dr. Leonardo possui experiências em outros países onde os recursos, culturas e formações são diferentes. O engenheiro mecânico também já atuou como consultor de empresas e, no Curso da FAHOR, compartilhará informações e experiências obtidas no Núcleo de Economia de Produção na UFRGS, do qual participa.