Os egressos do curso de Engenharia de Produção da FAHOR, Daiane Hames, Marcela Soares, Felipe Bortoli e Juliano Hames, em parceria com o Coordenador do curso, Professor Sirnei César Kach aprovaram dois artigos científicos em evento internacional. Os alunos irão participar do 8º Simpósio Iberoamericano em Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional, da Rede Cidir, que ocorre nos dias 26 e 27 de outubro, no Campus da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, em Cerro Largo - RS.

De acordo com o coordenador, um dos artigos foi desenvolvido pelos engenheiros Felipe Bortoli, Marcela Soares e o professor Sirnei, sendo intitulado: “Proposta de estruturação do planejamento estratégico em uma revenda de automóveis”. “Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa da cidade de Santa Rosa, a qual poderá usufruir deste trabalho, a fim de entender melhor seu mercado e tendências a médio e longo prazos”, relatou o professor.

Já o segundo trabalho, desenvolvido pelos engenheiros Juliano Hames e Daiane Hames, também em parceria com o Professor Sirnei, traz a temática: “Implementação do planejamento e controle da produção com suporte de software de gestão em empresa do agronegócio”. “Este estudo contemplou uma empresa manufatureira de componentes para as indústrias montadoras de máquinas agrícolas da região Noroeste. A necessidade da gestão de processos, controle de estoque e verificação de custos de produção exigem um suporte mais apurado que um software de gestão consegue dar. Desta forma, a pesquisa teve sua relevância pela implementação deste controle e geração de resultados para a empresa pesquisada”, explicou Sirnei.

O coordenador destaca o interesse e a dedicação dos egressos pela pesquisa na busca de conhecimento e solução para o mercado em que atuam. “Por mais que sigam em atividades diferentes das exercidas na academia, a publicação de trabalhos de pesquisa e a geração de resultados são muito satisfatórias. A busca de mais conhecimento faz parte do processo de aprendizado e não pode ser esquecida. Utilizar novas metodologias, em função de demandas existentes é relevante e muito importante ao processo de construção do saber e, mesmo fora da academia, envolver-se de alguma forma sempre é interessante e ser selecionado para um evento desse porte é um modo de valorizar o profissional", comentou Sirnei.