A Ciência dos Materiais está ligada a vários campos tradicionais da engenharia e da ciência: física, metalurgia, química, eletricidade e mecânica. Esse estudo envolve a investigação de todos os parâmetros que determinam as propriedades de um dado material durante sua vida útil, isto é, nas fases de extração, fabricação, utilização, e, em muitos casos, reciclagem.

Para que as propriedades de um material sejam conhecidas, é preciso analisar, pesquisar e avaliar seu comportamento frente a diversas situações. Nessa semana, a professora Sheila Bonetti, que ministra a disciplina de Ciências dos Materiais na FAHOR, envolveu os alunos numa aula prática, a fim de caracterizar e definir os aspectos dos materiais como aço e alumínio e assim, entender as diferentes classificações de materiais.

Na sequência, a professora que é especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química e Mestranda em Ciências dos Materiais, incentivou o estudo e a observação da corrosão de materiais em soluções aquosas e também orientou os alunos na análise da micrografia microscópica de diferentes materiais antes e após o processo de corrosão.

Vale destacar que esse conhecimento é importante para a determinação de diversas características do material, inclusive a determinação das causas de fraturas, desgastes prematuros e outros tipos de falhas, ou seja, conhecimento que se aplica na prática, a exemplo do processo de fabricação de peças dos mais variados tipos.