A FAHORace é uma corrida tipo Soapbox e está em sua segunda edição. O nome "Soapbox" é o termo em inglês para designar o tipo de veículo da corrida, ou seja, um carro construído sem motor que usa um pedal como propulsão e pode ser comparado ao carrinho de rolimã.

O evento é realizado como conclusão da disciplina de Projeto de Produto Avançado, do Curso de Engenharia Mecânica da FAHOR e acontece no dia 14 de dezembro, na Avenida dos Ipês, em frente ao Campus.

De acordo com a professora Francine Centenaro, no primeiro semestre os alunos desenvolveram o projeto nas etapas informacional, conceitual e detalhado, e neste segundo semestre o projeto é colocado em prática, observando os processos de fabricação predefinidos. “Os carros projetados para a FAHORace possuem propulsão à pedal, e envolvem os conceitos adquiridos nas diversas disciplinas do curso. O projeto envolve as disciplinas de Projeto de Produto, ministrada no primeiro semestre, pelo professor Guilherme Beras, e Projeto de Produto Avançado, ministrada agora no segundo semestre, ambas do curso de Engenharia Mecânica”, explicou a professora.

Ela destaca ainda que a competição é realizada em duas etapas, a primeira envolve uma avaliação quanto à aparência, segurança, criatividade e complexidade. Na segunda etapa é realizada a corrida. “A competição de forma geral é uma oportunidade para os alunos identificarem as facilidades e dificuldades na execução de projetos quando os requisitos e especificações do mesmo não forem corretamente estabelecidos no início do trabalho”, finalizou.