Nas últimas semanas a Essent Jus, uma empresa incubada do Horizonte Ambiente Empreendedor, coordenado pela FAHOR em parceria com o município de Horizontina, vem sendo destaque na mídia nacional, em jornais tradicionais e digitais de Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, dentre outros, como o Jornal Zero Hora. A Essent Jus tem apenas dois anos de atuação e surgiu como uma solução segura, prática e seguindo a legislação mais atualizada na área de prestação de contas e arrecadação para partidos políticos.

O empreendimento surgiu a partir de uma necessidade detectada pela equipe da Essent Contabilidade que atua no município de Tucunduva, que já possuía experiência na prestação de contas de partidos políticos, localmente. A Essent Jus oferece prestação de contas de maneira digital, por meio da digitalização de documentos. Isso facilita a classificação e consulta do material e torna a prestação de contas das empresas muito mais precisa, de acordo com as exigências do Sped Contábil, que tornaram obrigatória a transmissão de dados em formato digital, explica um dos fundadores, Guilherme Sturm.

O Horizonte Ambiente Empreendedor possui um papel importante na história da empresa, pois em 2016, a Essent Jus foi incubada para receber os auxílios e orientações dos profissionais da FAHOR. O sócio da empresa, Guilherme Sturm é egresso do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann e também atuou como docente no CFJL e na FAHOR. Também foi na FAHOR que a Essent Jus participou do primeiro processo de seleção com uma aceleradora, empresas privadas que investem financeiramente e tecnologicamente nas startups. No Seminário de Inovação e Empreendedorismo, dentre outros momentos, a FAHOR promove encontros das empresas incubadas com aceleradoras, investidores e outras possibilidades de parcerias para as incubadas ganharem escala, e foi a partir de um destes, que Wow Aceleradora conheceu algumas empresas da região Fronteira Noroeste do RS.

Guilherme destaca que a Incubadora foi importante para a Essent Jus, ao fazer pensar em outras possibilidades, apresentar eventos em áreas afins e conhecer melhor esse jeito diferente de fazer negócios. “A partir daí que a gente se convenceu que este era o caminho: buscar alguém que pudesse ajudar a fazer uma empresa de amplitude nacional. A maior contribuição que o Ambiente Empreendedor nos deu foi abrir a cabeça para novas possibilidades”, relata Guilherme.