A Semana de Acolhida na FAHOR reuniu atividades focadas no objetivo de incentivar os estudantes a pensarem, refletirem e desenvolverem seus projetos de vida.

Caracterizada por relações estreitas com o mundo do trabalho, a FAHOR tem estimulado contatos contínuos com empresários, executivos, profissionais formados, egressos, visitas as empresas. Depois de um contato com egressos dos cursos que relataram sobre suas carreiras, na noite da segunda-feira, 19, foram reunidas as gestoras e consultoras de Recursos Humanos de empresas com sede na região, para auxiliar os estudantes a se prepararem para o mercado de trabalho, nas modalidades de estágio ou emprego efetivo.

Participaram do Painel, a gerente de RH da AGCO Santa Rosa, Debora Krummenauer; a gerente de RH da John Deere - Horizontina, Carmen Frank e a consultora e proprietária da LIV Consultoria, Lilian Binsfeld, que esclareceu detalhes sobre legislação para estágios e algumas dicas para esse processo. O Painel foi mediado pelo vice-diretor da FAHOR, professor Marcelo Blume e pela psicóloga do NAP – Núcleo de Apoio Pedagógico, Cassiele Pauli.

As painelistas trouxeram suas experiências pessoais na carreira profissional e também mostraram que uma das competências mais importantes na hora de selecionar novos trabalhadores, é ser autêntico (ser você mesmo). "É muito gratificante selecionar um profissional com um perfil que se encaixa na empresa e quando ele percebe que os seus valores e princípios também estão presentes no ambiente de trabalho. Por isso, na hora da entrevista, seja verdadeiro, seja você", comenta Debora Krummenauer.

Outra competência importante abordada pelas painelistas foi o relacionamento pessoal. Muitas vezes desvalorizadas, disciplinas e atividades acadêmicas que tratam desses temas, que promovem a comunicação oral, escrita, são um dos aspectos bastante observados nos processos seletivos. "Muito mais que engenheiros, do que o conhecimento técnico, nós somos gente. Precisamos em diversos momentos, negociar prazos, justificar investimentos, cortes, fazer análises de determinadas situações, trabalhar em equipe. São atividades de toda a organização e exige uma boa comunicação por parte do colaborador, seja ele estagiário ou colaborador. São características muito bem observadas e exigidas na rotina empresarial", comentou Carmen.

Dicas apresentadas por Lilian, estão relacionadas com a elaboração de um bom currículo e dos prazos a serem observados quando se abrem seleções para estágios ou novas vagas. Ao final do Painel as professoras Cassiele do NAP e Cátia Felden Bartz, Coordenadora do NAEMP – Núcleo de Apoio Empresarial, apresentaram um cronograma de atividades que iniciam em março como workshop para elaboração de curriculos, cursos de idiomas inglês e alemão, palestras e cursos de dicção e oratória, oferecidos aos estudantes da FAHOR de maneira facilitada.

O vice-diretor Marcelo Blume, afirma que se amplia a cada ano o conjunto de atividades que aproximam o estudante e a FAHOR do mundo do trabalho e as condições para o estudante tenha mais do que um diploma, um projeto de vida.