O 5º Encontro de Economia Gaúcha (EEG), realizado nos dias 27 e 28 de maio e organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), reuniu pesquisadores e estudantes que discutiram e ampliaram conhecimentos sobre a realidade econômica gaúcha. No encontro alunos e ex-alunos da nossa Instituição apresentaram três estudos.

O primeiro artigo apresentado foi o “Estudo da Cadeia Produtiva do Leite no Município de Horizontina, com ênfase na análise do segmento de produção primária”, de autoria de Tatiane S. Beling, economista formada pela FAHOR em 2009, na seção temática “Estudos Setoriais”. O segundo trabalho em exposição foi o Projeto de Iniciação Científica “Análise da Relação Contratual entre Suinocultores de Horizontina e Indústria Processadora”, da aluna Suzane Bertoldi. Os dois trabalhos foram orientados pela Coordenadora do Curso de Economia da FAHOR, Cíntia Bender.

Na seção temática “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” o primeiro artigo apresentado foi o da ex-aluna Silvane Puhl, que juntamente com a orientação da professora Cíntia Bender, co-orientação do professor Joel Tauchen e com auxílio econométrico feito pelo professor Rodrigo Feix, realizou uma “Análise Socioeconômica e Ambiental das Famílias Ribeirinhas ao Lajeado Pratos”.

Cíntia explica que “os estudos apresentados foram realizados por professores de diversas instituições de ensino do Estado e por acadêmicos de nível de Graduação, Mestrado e Doutorado em Economia, Agronegócios, Desenvolvimento Rural e Regional”.

O 5º EEG tem como objetivo propiciar a discussão dos problemas econômicos do Rio Grande do Sul, sob uma perspectiva metodologicamente pluralista e tematicamente variada. “No evento estavam alguns dos melhores pesquisadores do estado e proporcionou uma troca de experiências muito produtiva, com mestres, doutores, e com outros graduandos. Esta oportunidade propiciou um crescimento acadêmico e pessoal, trazendo o desafio de aprimorarmos ainda mais nossos conhecimentos”, enfatiza Susane Bertoldi, aluna de economia da FAHOR.

A importância da realização do 5º EEG está no fato de possibilitar pesquisas e o intercâmbio de ideias sobre os rumos da economia gaúcha.