No dia 13 de agosto de 1951, foi criada legalmente a profissão de economista no Brasil, e por isso este dia é consagrado como o "Dia do Economista".

Para comemoração deste dia, a Faculdade Horizontina convidou, para a noite do dia 09 de agosto, o economista e PHD em Economia Fernando Ferrari Filho, Professor titular do departamento de Ciências Econômicas da UFRGS desde 1987, que ministrou palestra com o seguinte tema: "Perspectivas para a Economia Brasileira no Cenário Internacional Pós-crise".

A exposição do palestrante uniu conhecimentos de diversas áreas da economia para explicação da crise e as lições que se deve ter dela. Ou seja, que os mercados não são auto-reguláveis e que a participação do Estado é fundamental na economia. A partir dos desdobramentos das crises, Fernando Ferrari Filho fez uma exposição de dois possíveis cenários para a economia brasileira nos próximos dois anos: um cenário mais otimista e um cenário mais pessimista. O palestrante falou sobre as variáveis exógenas, ou seja, aquelas que podem afetar a economia brasileira e sobre as quais a política econômica brasileira não possui influência, como as políticas monetária e fiscal adotadas em outros países. Ele salientou também sobre as variáveis endógenas que afetam a economia e que dependem basicamente da política econômica adotada no país nos próximos anos em relação à taxa básica de juros, gastos do governo, política cambial, entre outras.

Após a palestra, houve um momento de confraternização entre a direção, alunos e professores do curso de Ciências Econômicas, em um coquetel organizado pelo Diretório Acadêmico da FAHOR.