Incentivar a pesquisa é um dos deveres das Instituições de Ensino Superior, e a FAHOR busca sempre melhorar o potencial da região, por isso mantém quatro grupos de pesquisa consolidados. Buscar novas soluções e melhorias, avanços que trazem facilidades para toda a sociedade são fatores importantes para as pesquisas.

De acordo com o CNPq um grupo de Pesquisa é caracterizado pela liderança de um ou, excepcionalmente, dois pesquisadores, de pessoal de apoio técnico, bem como de estudantes, todos reunidos pelo interesse comum em torno de uma ou mais linhas de pesquisa e pelo uso compartilhado de equipamentos, instalações e demais recursos. 

O projeto de pesquisa “Desenvolvimento regional sustentável: um projeto de pesquisa a partir de municípios dos Coredes Noroeste e Celeiro do Estado Rio Grande do Sul” tem participação dos professores Cátia Raquel Felden Bartz, Marcelo Blume, Marliza Beatris Reichert (coordenadora), Jonas Diogo Silva e Stephan Sawitzki.  Possui como estudante bolsista Fapergs, Jalan Pagani, do curso de Engenharia Ambiental. A pesquisa tem como objetivo a realização de um estudo para identificar as características socioeconômicas de cada município pesquisado relacionando-as com o contexto regional.

No “Grupo de Pesquisa e Aplicação de Sensores da Faculdade Horizontina”, os pesquisadores pretendem testar sensores avaliando-os quanto à sensibilidade, precisão, durabilidade e custo-benefício; criar algoritmos para aplicações específicas; realizar aplicações analíticas em dados; determinar a usabilidade de sensores e buscar formas de modernização e inovação em mecanismos e processos. Além disso, o grupo visa interagir e cooperar com outras IES que se dedicam à mesma linha de pesquisa. Integram o grupo, os professores: Geovane Webler (líder), Adalberto Lovato (vice-líder), Cristiane Hahn, Scheila Willers e Darciane Inês Kremer.

Integram o “Grupo de Pesquisa de Robótica, Sistemas e Controle da Faculdade Horizontina” os professores Cristiano Rosa dos Santos (líder) e Adalberto Lovato (vice-líder), além dos acadêmicos: Anderson Canssi, Bernardo Scheunemann, Leandro Régis Dalcin, Elieser Uhlmann, Alessandro La Rocca Silveira e Claudinei Stiegelmaier. Entre as pesquisas desenvolvidas, o grupo pretende desenvolver dispositivos de baixo custo, fácil operação e manutenção; testar tipos de tecnologias empregadas na robótica; criar algoritmos para aplicações específicas; realizar aplicações analíticas em dados; buscar formas de modernização e inovação em mecanismos e processos.

O quarto, “Grupo de Pesquisa em Biodigestores” tem como objetivo viabilizar um modelo de Biodigestor que possa ser fabricado e mantido por uma rede de empresas e parceiros locais, de forma a popularizar este modelo de geração de energia limpa a partir da biomassa. Com isso, o Grupo contribui para a melhoria na qualidade de vida dos beneficiados e para a preservação dos recursos naturais. Participam desta pesquisa, os professores Adalberto Lovato (líder) e Ruben Eduardo Panta Romero e os estudantes Tatiane Camargo e Jalan Pagani.

Se você quiser saber mais informações sobre o NPICP - Núcleo de Pesquisa, Iniciação Científica e Projetos da FAHOR, acesse: http://fahor.com.br/pesquisa

n2153