Desenvolver as habilidades comportamentais dos estudantes, para que eles cheguem melhor preparado ao mundo do trabalho, tem sido o desafio da psicóloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da FAHOR, Roseli Bianchi.

A psicóloga trabalhou com os acadêmicos ingressantes nos cursos de Engenharia e Ciências Econômicas da FAHOR o tema desenvolvimento pessoal e interpessoal. Essa aula teve o propósito de levar os estudantes a refletirem sobre si mesmo e reconhecerem em que nível estão as suas habilidades de liderança, trabalho em equipe, competências interpessoais, comunicação e administração do tempo. 

n0093 2

De acordo com Roseli, há estudos que dizem que nove em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. “Profissionais são desligados por apresentarem condutas inesperadas ou inapropriadas. Isso nos leva a pensar que o profissional, independente da área de atuação, precisa buscar o seu autoconhecimento e autodesenvolvimento, para que tenha inteligência emocional fortalecida; que saiba trabalhar em equipe, respeite o próximo, seja motivado e inspire pessoas”, explica.

Nos cursos da FAHOR, que são bastante técnicos, desenvolvem-se as competências técnicas e, por meio do NAP, é oferecido suporte ao desenvolvimento comportamental. 

Nessa aula em especial foi utilizada a ferramenta Análise SWOT pessoal. “O objetivo foi provocar a autorreflexão nos estudantes, levando-os a refletirem como eles se veem; quais são as suas fortalezas, suas dificuldades; o que visualizam como oportunidades e ameaças. Por exemplo, um aluno que reconhece que tem um perfil introvertido, que isso tende a dificultar a sua comunicação e relações com outras pessoas, ou ainda, que esse comportamento lhe incomoda, a partir dessa autoanálise, eu consigo criar individualmente com ele um plano de desenvolvimento. Posso sugerir atividades que o levem a desenvolver essa habilidade e que deixe de ser uma fraqueza, para ser uma fortaleza”, explicou Roseli.  

n00931

Para esta análise pessoal, a professora trouxe para a aula a ferramenta já conhecida de algumas áreas de gestão que é a Matriz SWOT, mas agora, em vez de aplicar a uma empresa ou negócio, ela é aplicada aos estudantes, onde cada um destaca as suas fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças. Assim essa análise será realizada com cada estudante, criando uma relação mais próxima, para que eles se sintam confortáveis em receber apoio para se desenvolverem.