A Equipe FAHOR E-Racing, a mais recente formada na FAHOR, tem como desafio principal, desenvolver um veículo monoposto open-wheel para competição da Fórmula SAE Brasil.  A partir deste mês, o projeto começa a sair do papel e para realizar os testes de componentes do veículo, o grupo encontrou na colaboração e no espírito de cooperação, as ferramentas necessárias para isso.

A parceria firmada com o SENAI  de Santa Rosa possibilitou que a equipe FAHOR E-Racing recebesse por meio de empréstimo, o projeto do veículo elétrico chamado MEQCAR. Além do automóvel, foi estabelecido o empréstimo de mais alguns componentes como: motor elétrico, inversor de frequência e controlador IHM. 

Conforme explica o professor coordenador da equipe E-Racing, Alexandre Kunkel da Costa, este carro servirá de laboratório para realizações de ensaios e testes, junto a Central de Laboratórios da FAHOR. “O projeto MEQCAR foi desenvolvido por estudantes do SENAI de Santa Rosa em 2016, e dois  integrantes daquela equipe são hoje estudantes de Engenharia de Controle e Automação na FAHOR e foi a partir desse networking de alunos e a equipe do Senai que isso foi possível.  Com o MEQCAR e alguns componentes extras podemos fazer os testes do nosso projeto para a competição da Fórmula SAE Brasil. O veículo open-wheel  é assim chamado quanto só há espaço para uma pessoa e é usado especialmente em competições automobilísticas”, relata o professor. 

Para o estudante da FAHOR, Mauricio Uecker, a possibilidade de usar um projeto já premiado permite mais agilidade no projeto. “Vamos usar o MEQCAR para os testes e acreditamos muito no trabalho da nossa equipe. Com o conhecimento e aprendizado do MEQCAR, nos motivamos a seguir em frente, mesmo sabendo das dificuldades, especialmente financeiras, pois os componentes e motores são mais caros comparados aos demais já desenvolvidos na Faculdade. Com apoio do Senai e outros professores nosso grupo conseguiu esse auxílio, pois são as peças mais importantes do carro e isso nos incentiva bastante”, comentou o estudante.

O grupo vem desenvolvendo o projeto em encontros online desde o início do ano e a pandemia, embora tenha sido um obstáculo, não impediu o cumprimento de prazos e a realização das etapas da competição, que acontecem de forma virtual.

Acompanhe nossas redes e o Instagram da FAHOR E-Racing para acompanhar a evolução desse projeto.

n206 1

n206 2

Conheça o projeto MEQCAR, desenvolvido em 2016 e que foi premiado na Olimpíada do Conhecimento naquele ano:

“O projeto MEQCAR foi desenvolvido para ser um carro compacto para um ocupante, com motores elétricos, alimentados por baterias recicláveis. Possui um sistema de reaproveitamento de energia cinética na frenagem do carro recarregando assim, em parte, a bateria. 

O sistema tem placa solar também para recarregá-la e um sistema de compartilhamento deste automóvel com outras pessoas. Outro ponto é o acabamento interno de fácil limpeza. O projeto teve o envolvimento de oito alunos do Senai de Santa Rosa e integra o desafio Tecnologia de Manufaturas e Engenharia. O projeto teve o envolvimento dos alunos Thales Fim, Marcelo Timm, Willian Daronch, Jorge Martins, Mauricio Uecker, Danrlei Becker, Willian Werepkowski e Gabriel Bamberg, da equipe do SENAI de Santa Rosa. O veículo conquistou uma medalha de prata.