A Faculdade Horizontina por meio dos Cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química apoia e incentiva as ações programadas para a 1ª Semana Lixo Zero de Horizontina, que acontece de 22 de outubro a 1º de novembro, e em diversas cidades do país.

A Semana Lixo Zero é uma das atividades promovidas pelo Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil, Fundado em 2010, representa o Brasil na ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo.

A Semana Lixo Zero em Horizontina é coordenada pelos embaixadores do Instituto Lixo Zero no município, entre eles, a professora do Curso de Engenharia Ambiental, Lais Coelho Teixeira. Neste ano, o tema é LIXO ZERO INSPIRA MINHA CIDADE, com foco na conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo.

“Representamos o Instituto Lixo Zero Brasil, agora em fase de implantação no município de Horizontina. Este projeto tem como objetivo expandir o conceito Lixo Zero e as boas práticas sustentáveis, conscientizando a comunidade. E, a Semana Lixo Zero, é  um evento totalmente colaborativo que convida a sociedade como um todo para refletir sobre o consumo e responsabilidades pelos resíduos gerados”, comenta a professora.

Uma das atividades já programadas pela FAHOR durante a Semana Lixo Zero é uma live sobre o cuidado com o descarte de medicamentos, no You Tube, dia 27 de outubro, às 19h30min. Também estão sendo programadas outras duas campanhas de conscientização ambiental: a campanha de coleta de lixo eletrônico, que já ocorre anualmente e a campanha de coleta de óleo de cozinha usado. As atividades serão realizadas com apoio do CFJL, do DAFH e estudantes dos Cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química e empresas parceiras como a Natusomos.

A abertura da Semana Lixo Zero acontece dia 23 de outubro, de forma online e gratuita. Inscreva-se para participar:  https://www.sympla.com.br/abertura-semana-lixo-zero-rshttps://www.sympla.com.br/abertura-semana-lixo-zero-rs

n207