O ano de 2020 trouxe desafios para muitos de nossos estudantes, mas a equipe Mas Báh Aerodesign os enfrentou com muito empenho e perseverança, trazendo inovação e outras novidades ao projeto desenvolvido em meio à pandemia.

Ao findar o ano a equipe comemora os resultados alcançados até agora no protótipo de um avião e também por receber apoio da Cooperativa Cresol de Horizontina, que a partir deste mês é incentivadora do projeto.

No final de sexta-feira, 11 de dezembro, os colaboradores da Cooperativa Cresol,  Andrei Napivoski e Elisandra Schmidt Horn estiveram no Campus da FAHOR onde se reuniram com a equipe e conheceram os ambientes de pesquisa e desenvolvimento da equipe Mas Báh. Juntamente com membros da equipe, da professora coordenadora Eliane Garlet, do capitão da equipe estudante Juliano Knob, do Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel e do vice-diretor, Marcelo Blume, registraram o apoio oficial à equipe para o próximo ano.

n233 2

Para a equipe, esta nova parceria foi muito importante, pois renovou  a esperança de construir o modelo de Aerodesign projetado em 2020. “Mesmo ainda faltando recursos para a equipe adquirir todos os componentes necessários, a doação que recebemos será utilizada para adquirir elementos importantes, como motor, bateria e hélices, afim de validar os cálculos realizados nos relatórios e assim seguir na competição”, destacou o capitão da equipe, Juliano Knob.

É importante salientar que devido a pandemia, o regulamento da competição de 2021 será muito próximo ao deste ano, desta forma, se validado os dados obtidos em cálculos, os componentes adquiridos serão utilizados no projeto de 2021 também. 

A professora coordenadora do projeto, Eliane Garlet destaca que o incentivo da Cresol vem contribuir para um dos projetos de destaque nas competições que a FAHOR participa, levando o nome do município e dos parceiros para todo o país. “Esse apoio traz muita motivação e responsabilidade aos nossos estudantes. São motivados a aplicar todas as pesquisas desenvolvidas pela equipe e têm a incumbência de manter o alto nível do projeto. A engenharia atua nas diferentes áreas, seja em produtos ou serviços, e ficamos muito felizes em ter como parceiros a Cresol, uma cooperativa que vem crescendo e ganhando cada dia mais espaço no território nacional”, comentou Eliane.

n233 1