A dupla de estudantes de Ciências Econômicas da FAHOR, Tiago Riffel Ullmann e Pedro Alexandre da Silva, do 6º semestre, estão selecionados para a etapa nacional da Gincana de economia, promovida pelo Sistema Cofecon/Corecons.

O objetivo da Gincana é estimular a integração entre as Instituições de Ensino de Ciências Econômicas e seus alunos de Economia, desenvolver e aplicar os conceitos econômicos, conciliando a prática com a teoria e possibilitar aos participantes uma simulação na administração restrita de variáveis macroeconômicas.

De acordo com os estudantes, a primeira fase ocorreu de forma on-line, e exigiu uma postura estratégica para responder as perguntas com rapidez. “Foi uma experiência bem interessante, pois no ambiente virtual a questão do tempo é primordial. Algumas questões ganhávamos pontos e em outras até perdíamos a pontuação, mas o conhecimento geral e contextualizado que recebemos aqui ajudou bastante”, comentou Tiago.

A Gincana oferece aos graduandos em Ciências Econômicas a oportunidade de entenderem a conjuntura econômica de um país por meio de uma simulação divertida e inteligente. As melhores duplas da primeira fase precisaram ainda gravar um vídeo sobre Liberalismo Econômico no Brasil.

“O mais interessante foi entender a dinâmica da prova, passar por essa experiência, mesmo que sejam poucos participantes no Estado, percebemos que estamos bem ranqueados em comparação aos estudantes do resto do país. Por esse chance, queremos participar da etapa nacional”, torce o estudante Pedro.   

A Etapa Nacional acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro de 2022, durante a programação do XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE), na cidade de João Pessoa-PB.

 

n 0088