n 0093 3

Os estudantes da FAHOR tem a possibilidade de realizar intercâmbios em diversas regiões do mundo, como a Europa, América do Norte e América do Sul, a partir das parcerias construídas pela FAHOR, empresários e egressos que contribuem para essa experiência.

Recentemente, os estudantes da FAHOR e do CFJL tiveram a oportunidade de fazer um intercâmbio para a Alemanha, com o intuito de desenvolver um trabalho voluntário naquele país.

A oportunidade surgiu a partir do relacionamento entre a Igreja Luterana e a Rede Sinodal de Educação, que possibilitou que 3 estudantes da FAHOR, sendo Johannes Konrad Bus, Martin Krenz e Braian Daniel Krapp e duas estudantes do CFJL, Ana Clara dos Santos e Isabel Haeberlin.

Os estudantes da FAHOR relataram que os erviço era prestado numa igreja ecológica, pelo menos na primeira semana. “A gente fazia serviços, pela grande maioria, de jardinagem, pintura ou até construções de cercas ou portas. A igreja onde ficávamos era localizada na cidade de Borna-Leipzig, no estado da Saxônia. Apesar de ser uma rotina puxada, tive uma ótima experiência, conheci pessoas ótimas e aprendi e visitei um monte sobre a Alemanha. Portanto, eu sou muito grato pela oportunidade que foi me oferecida pela universidade e eu acredito que seja uma experiência que vale muito a pena ter”, comentou Johannes.

“A EYS é uma organização alemã que realiza eventos de integração cultural internacional e trabalho voluntário em forma de acampamento. Àqueles interessados em vivenciar uma realidade distinta do ordinário, repleta de relações interpessoais, desafios comunicativos e envolvimento em grupo, a oportunidade oferece muito aprendizado e entretenimento em potencial. Para mim, a chance de conhecer pessoas e lugares tão diferentes, o desafio de viajar e comunicar por conta própria, o afastamento da língua nativa, e a transformação pessoal provocada pela associação desses elementos, são os pontos mais relevantes na experiência”, comentou Martin.

O estudante Braian comenta que no intercâmbio houveram várias oportunidades para aprendizado. “Mas o maior para mim foi poder interagir com pessoas de países com culturas diferentes das do Brasil, tudo feito na língua inglesa, o que destaca a importância de conhecer o idioma. Recomendo que a quem for disponibilizada a chance que aceite esse convite, pois é uma grande experiência e aprendizado que será levado para a vida”, comentou Braian. 

Quem deseja conhecer mais sobre as oportunidades de intercâmbio da FAHOR pode acessar o menu de internacionalização e conferir os depoimentos de estudantes e de egressos que viveram essa experiência.

 

n 0093 2

Apresentação dos intercambistas foi realizado pela professora Janice, que coordena o Núcleo de Relações Internaconais da FAHOR

n 0093 1

Familiares dos estudantes participaram de reuniões com a Direção antes do intercâmbio